Treinadora de Handebol compartilha experiências e desafios no esporte

Treinadora de Handebol compartilha experiências e desafios no esporte

Publicado em: 8 abr, 2024 às 9:58

No mais recente episódio do quadro “Mexa-se” que vai ao ar aos sábados na Ipiranga FM, os ouvintes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a jornada esportiva da técnica de handebol de Palmeira, Luciana Turra. Ela compartilhou sua visão sobre a importância do handebol e os desafios e conquistas enfrentados ao longo de sua carreira. 

“O handebol esteve presente na minha vida desde a minha infância, porque meu pai é professor de educação física e foi o meu treinador também”, compartilhou Luciana, destacando a influência precoce da atividade física em sua trajetória.  

Luciana também destacou que o esporte desempenha um papel fundamental na vida das crianças, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento pessoal e físico. Ela enfatizou que o esporte, inicialmente encarado como uma forma recreativa e de entretenimento, pode ajudar as crianças a conquistar muitas coisas importantes. Para participar de um esporte, é necessário disciplina e persistência para alcançar objetivos. 

A técnica compartilhou sua experiência pessoal, destacando que o handebol a ajudou a superar inseguranças e a se tornar mais forte. Ela ressaltou que o esporte desempenha um papel importante na formação integral da criança, fortalecendo a autoestima, a resiliência e o caráter. Além disso, ela enfatizou os benefícios tanto psicológicos quanto físicos do esporte, incluindo a disciplina com o corpo e uma alimentação mais saudável. 

A conversa também abordou as iniciativas de handebol promovidas pela prefeitura municipal de Palmeira, incluindo escolinhas para diferentes faixas etárias. Luciana falou os horários de treinamento e as categorias disponíveis, ressaltando o compromisso da comunidade em promover um estilo de vida ativo e saudável desde a infância.“A prefeitura oferece escolinhas de handebol para crianças a partir de 10 anos até adultos. Os treinos são realizados no Ginásio Central, com horários específicos para equipes femininas e masculinas. Para o time feminino, os treinos ocorrem nas segundas e sextas-feiras, às 13h30, enquanto para o time masculino são nas terças e quintas-feiras, às 14h30, com a supervisão da professora Jaqueline.  Temos as categorias sub-10, sub-11 e sub-12, destinadas aos pequenos atletas, seguidas pela categoria infantil, para jovens entre 13 e 14 anos, e a categoria juvenil, voltada para faixa etária de 15 a 17 anos. Além disso, há a categoria adulta, sem limite de idade, onde reunimos entusiastas do handebol há mais de duas décadas”, contou Luciana.

Os treinos para a categoria adulta acontecem nas terças-feiras, às 19h, no ginásio Sebastião, e aos sábados à tarde, no Ginásio Central.

Seleção da Federação Paranaense de Handebol

Recentemente a Federação Paranaense de Handebol anunciou a lista dos selecionados que participarão da preparação da Seleção Feminina Cadete, visando o Campeonato Brasileiro. Entre os convocados de Palmeira, destacam-se as atletas Marcela Modrow Mildenberg, Cecília Turra Kindl, Giovana Baumann e Eduardo Ramos, e na comissão técnica está também a Treinadora Luciana Turra. “A gente está muito feliz, e isso se dá graças a nossa participação nos campeonatos da liga, porque o bom atleta para ele ser visto ele tem que estar em quadra, é muito importante a participação das equipes nos campeonatos de nível, é graças a isso que essa convocação veio. E nós estamos muito felizes, serão aproximadamente 5 etapas de treinamento até fechar o grupo que irá para o brasileiro”, contou a técnica. 

Próximos campeonatos

A profissional contou que em abril haverá uma fase municipal dos jogos escolares e os  campeões vão para fase regional dos jogos escolares, que acontecem em maio, em Imbituva.Palmeira tem um carinho, uma tradição muito grande não só pelo handebol, o ginásio sempre fica lotado quando tem qualquer modalidade inclusive, e é muito legal de ver essa mentalidade da comunidade e esse amor pelo esporte e torcida também. Agradeço muito o apoio da sociedade palmeirense, da população, das empresas, do departamento de esportes, da Evelise Schon, que é uma fisioterapeuta que nos acompanha, do Mateus Rain que são pessoas bastante envolvidas, às vezes a gente só vê o título, mas tem muita gente caminhando e trabalhando por trás de tudo, essa união é que nos dá força e mostra o potencial dos atletas palmeirenses”, finalizou.

 

Ouça a entrevista completa

Texto: Da redação

Foto: Academia H2o / 2023