Seção do prédio da UAB tem problemas e fila durante todo o dia de eleições

Seção do prédio da UAB tem problemas e fila durante todo o dia de eleições

Publicado em: 3 out, 2022 às 13:31

Como aconteceu em diversos municípios do Brasil, em Palmeira também foram registradas filas para votar.
Uma seção em nosso município registrou atraso em relação ao horário normal de encerramento das eleições.
A seção de número sete, alocada no Prédio da UAB, composta por 423 eleitores, apresentou fila durante todo o período eleitoral e só por volta das 18h15 aconteceu a finalização da eleição.
O chefe do Cartório Eleitoral de Palmeira, Adilson Severino da Silva, explicou que a questão ocorreu porque em 2020, por determinação do TRE, teve que ser feita uma agregação de duas sessões. “Existia também lá a sessão número oito, que foi agregada com a sessão número sete. Então, invés de uma média de 250, 260 eleitores em cada sessão, praticamente dobrou pra essa sessão que ficou juntada com as seções 7 e 8, com um total de 423 eleitores.”, disse ele.
Adilson também explicou que a determinação aconteceu por causa da pandemia. Em 2019, o Tribunal resolveu que a eleição de 2020 seriam convocados menos mesários em virtude da questão de contágio da Covid-19. “Isso correu na ideia de que mesmo tendo mais eleitores uma sessão, diminuindo a convocação de mesários, mas tendo mais eleitores uma sessão, as pessoas iriam atentar para aquela questão de ficar um metro atrás do outro. Por mais ue tivesse mais eleitores, o TRE presumiu que as pessoas iam ter mais cuidado, e então a opção de fazer essa agregação. Ter menos mesário e as pessoas respeitando um metro, dois metros”, comentou o Chefe do Cartório Eleitoral.
Ele também lembrou que em 2020 as eleições eram mais rápidas, uma vez que vota-se apenas para prefeito e vereador e não havia a biometria. “Agora nessa eleição essa agregação ficou as duas seções funcionaram juntas, só que essa é uma eleição geral. São cinco cargos em disputa, tinha biometria para fazer também a identificação dos eleitores e muitas pessoas também não levaram a colinha, então tudo isso aconteceu. Foi, como se diz, a catarse para acontecer o acúmulo de pessoas para votar nessa seção”, pontuou Adilson.

Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Foto: Telma Albach Margraf