Saiba quais são os patrimônios materiais e imateriais do município de Palmeira

17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937.
O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. A data é importante para conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais.
Conforme informações repassadas pela Prefeitura Municipal de Palmeira, em nosso município os Patrimônios Tombados pelo Estado do Paraná são:
- Edificados: Solar do Conselheiro Jesuíno Marcondes (museu); Arquibancada do Estado João Chede (Ypiranga); Ponte sobre o Rio dos Papagaios ou Ponte D. Pedro II; antiga sede da Fazenda Cancela (Heimat Museum de Witmarsum); antiga Coletoria Estadual (Polo da UAB); Casa dos Arcos; Capela de Nossa das Neves (Nossa Senhora das Pedras).
- Patrimônios geológicos: Estrias Glaciais em Witmarsum.
Já os Patrimônios Inscritos no Livro Tombo Municipal são eles:
- Edificados: Capela do Bom Jesus e Antigo Mercado Municipal;
- Imateriais: Receitas do Pão no Bafo e da Gengibirra artesanal; Fanfarra Arthur Orlando Klas (do CEDAG); Banda Lira Celeste; Plaudtdietch (idioma falado em Witmarsum).
O Município também informou que ainda há outros patrimônios, mas não oficialmente tombados ou inscritos, mas que são reconhecidos como representativos da história e memória de Palmeira: Queijo Porungo de Palmeira; Igreja Matriz; Casarões das Fazendas da Conceição e Palmeira; Casa Hartmann em Quero-Quero; Armazém Mezzadri em Cantagalo; Sede do Museu Sítio Minguinho; Santuário do Bom Jesus em Vieiras, Palácio da Viscondessa; Jazigo do Barão de Tibagi; além de outras diversas edificações religiosas espalhadas pelo interior de Palmeira.
Bruna Camargo com informações da Rádio Senado e Prefeitura Municipal de Palmeira
Foto: Arquivo/Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Notícias Relacionadas
Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves celebra 78 anos de história
No último sábado (26), o Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves comemorou 78 anos de história e conquistas na educação de Palmeira e região. O diretor Lívingston Garcia usou as redes sociais da instituição para homenagear a escola e celebrar Leia Mais
Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5
Há exatos 50 anos, instalava-se em Palmeira, na antiga Fazenda Baronesa, o Depósito Regional de Armamentos e Munições, da 5ª Região Militar e 5º Divisão do Exército, denominado Depósito Regional de Armamentos e Munições, DRAM-5. O anexo a Ordem Leia Mais