Junho Violeta: município enfeita cartão postal para conscientização sobre os cuidados com os idosos

O mês de junho marca a campanha do Junho Violeta, voltada à conscientização sobre os cuidados com a pessoa idosa e à prevenção da violência contra essa parcela da população. Em Palmeira, a mobilização já pode ser vista de forma simbólica na Praça da Matriz, um dos principais cartões-postais da cidade, que está iluminada com a cor violeta como forma de chamar atenção para a causa.
O Junho Violeta é um momento para reconhecer os desafios enfrentados pelos idosos, valorizar sua experiência de vida, promover ações de mobilidade, combater abusos e fomentar uma sociedade mais justa e inclusiva. A campanha destaca que todos têm um papel na construção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso para os mais velhos.
A presidente do Lar Acelino, Luciana, reforça a importância da campanha e faz um convite à comunidade. “O Junho Violeta vem expor e tratar do tema sobre a conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa. O Lar Acelino convida todos para essa reflexão. Uma das formas de participar é compartilhando apoio à causa nas redes sociais e marcando o perfil @lar.acelino”, destaca.
Luciana também ressalta a importância de tornar essa pauta visível e ativa. “Nossa Praça da Matriz está iluminada com luzes violetas. Convidamos todos a serem uma voz ativa, denunciando abusos pelo Disque 100 ou buscando orientação no CRAS. Precisamos reconhecer que muitos idosos enfrentam violências silenciosas, vivem isolados ou até mesmo sem condições de autocuidado”, afirma.
A campanha ainda propõe uma ação simples e simbólica: tirar uma selfie ou foto com amigos, familiares ou colegas na Praça da Matriz e marcar o @lar.acelino nas redes sociais. A proposta é mobilizar a população a abraçar essa causa e ampliar a conscientização sobre o cuidado com os idosos em Palmeira.
Notícias Relacionadas
Pagamento da fatura: Sanepar alerta para golpes com o uso de sites falsos
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta seus clientes para fiquem atentos a sites falsos e reforça que acessem apenas o endereço oficial da empresa na internet: www.sanepar.com.br. Qualquer variação desse endereço eletrônico não deve ser acessada, ainda que Leia Mais