Presidente do IDR-Paraná estará no Colégio Agrícola para firmar parceria no setor de bovinocultura de corte da raça Purunã

Presidente do IDR-Paraná estará no Colégio Agrícola para firmar parceria no setor de bovinocultura de corte da raça Purunã

Publicado em: 8 jun, 2022 às 7:51

O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas através de parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, (IDR-Paraná), está implantando a Unidade Didática Produtiva para fomentar a Raça Bovina Purunã.
Nesta quarta-feira (08) será realizada uma palestra sobre a raça taurina sintética do Paraná, às 14 horas no auditório do Colégio Agrícola, com o objetivo de apresentar o programa e desenvolver ações de inseminação de forma gratuita aos pecuaristas que interessarem produzir a raça na região. Natalino Avance de Souza, Diretor-Presidente IDR-Paraná estará presente para a assinatura do termo de cooperação técnica com o colégio.
De acordo com o professor João Carlos Hoffmann, Diretor da Fazenda Escola a instituição já recebeu no início do mês de maio, seis vacas prenhas da raça Purunã.
A purunã é a primeira raça de bovino para corte desenvolvida no Paraná e a única idealizada por um centro estadual de pesquisa, e que vem atraindo o interesse de pecuaristas de todo o Brasil. “A raça está hoje presente em todas as regiões, com destaque para os estados do Pará, Piauí, Bahia, Maranhão, Rondônia e Acre”, relata Piotre Laginski, pecuarista de Cascavel e diretor da Associação Brasileira de Criadores da Raça Purunã (ABCP). A Associação conta hoje com 42 pecuaristas associados e mais de 8 mil animais sob seu controle.
Purunã é um bovino composto. Significa, no jargão técnico, uma raça desenvolvida a partir de cruzamentos entre outras raças — neste caso, Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim.
O nome presta um tributo à Serra do Purunã, acidente geográfico que demarca a transição entre o Primeiro e o Segundo Planalto do Paraná e é bem próximo da Estação Experimental Fazenda-Modelo, unidade de pesquisa do IDR-Paraná em Ponta Grossa onde foi desenvolvido todo o trabalho de cruzamentos e seleções que resultou na nova raça.

Texto: Elder Scolimoski com informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: IDR-PARANÁ