Palmeira passa a ter monitoramento 24 horas através de 61 câmeras
Na segunda-feira, dia 18 de março, foi lançado o Projeto Palmeira Segura pela Prefeitura Municipal. O prefeito Sergio Belich compartilhou com a reportagem da Ipiranga FM detalhes sobre o investimento realizado no município que abrange áreas como Witmarsum e a Colônia do Lago.
Belich ressaltou que embora a responsabilidade primária pela segurança pública seja do Estado, a Prefeitura tem um papel fundamental em contribuir para a proteção da população.
Ele destacou o compromisso de sua administração em fornecer soluções, citando a decisão de não implementar a guarda municipal em favor de um sistema de monitoramento mais abrangente e tecnologicamente avançado. “Começo lembrando que a responsabilidade de segurança pública é do Estado, mas a Prefeitura pode e deve contribuir com a segurança da nossa população. Lembrando que na última campanha de prefeito, o nosso grupo disse que não iria fazer a implementação da guarda municipal, porque a guarda municipal cuida dos bens públicos e não cuida da segurança das pessoas (…)”, contou Belich.
O sistema de monitoramento foi elaborado em cooperação com diversos órgãos, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho de Segurança e o Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Palmeira.”A colaboração exemplar entre as instituições reflete o compromisso coletivo com a segurança pública em Palmeira”, disse o Prefeito.
O Prefeito contou ainda, que o sistema possui 61 câmeras, incluindo aquelas com capacidade de leitura de placas e Speed Dome (giro em 360º), sendo duas centrais de monitoramento já em operação. “São 10 câmeras com leituras de placas, 5 câmeras com Speed Dome que é a de gira em 360°, e mais 46 câmeras. Lembrando que possuímos duas centrais de monitoramento, uma na Prefeitura e uma dentro da Polícia Militar”, explicou.
Belich expressou a intenção de ampliar o número de câmeras no futuro, em colaboração com as autoridades policiais locais. “Lembrando que esse sistema pode ser ampliado, colocando mais câmeras no interior na cidade, com o decorrer do tempo e em conversa com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal vamos melhorando esse sistema pra gente melhorar a segurança pública da nossa cidade”, finalizou.
O município explicou ainda, que o sistema de monitoramento foi projetado com a finalidade de posicionar estrategicamente as câmeras em pontos-chaves da cidade, permitindo monitoramento 24 horas por dia, todos os dias, pela Polícia Militar do Paraná – PMPR. Equipado com tecnologia avançada, algumas câmeras apresentam recursos como leitura de placas e reconhecimento facial. “Este sistema desempenha um papel essencial na prevenção e resolução de crimes, garantindo a segurança dos nossos cidadãos e a manutenção da ordem em nossa cidade. Além disso, as câmeras auxiliam no controle do tráfego, na resposta a emergências e na preservação de espaços públicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os residentes”, disse a Prefeitura.
Texto: Da redação
Foto: Prefeitura de Palmeira
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais