Diretor de Esporte comenta sobre calendário de eventos e ações no Município

Diretor de Esporte comenta sobre calendário de eventos e ações no Município

Publicado em: 17 fev, 2023 às 10:05

Em entrevista ao Noticiário P7 de quinta-feira (16), o Diretor de Esporte, Luiz Ricardo Rolinski, comentou sobre o funcionamento da Secretaria de Esportes e o calendário de eventos e ações da pasta para 2023.

Segundo Luiz Ricardo a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, é dividida em 2 departamentos, o departamento de educação e o departamento de esporte e lazer, ele disse que os projetos e planejamento do esporte de Palmeira são definidos pela equipe gestora juntamente ao quadro de servidores. “Os recursos para a nossa pasta são destinados dentro de uma proporcionalidade através dos impostos, e esses impostos são divididos entre as secretarias municipais, o esporte recebe também algumas emendas parlamentares e convênios”, explicou Luiz Ricardo.

Sobre projetos e atividades que já foram desenvolvidas pela gestão atual, ele destacou a ampliação de modalidades, bem como as categorias dos projetos e treinamento, criação do pedal cidade clima, criação da rua do lazer, torneio de basquete, de vôlei de praia (…). “Tivemos uma participação também muito expressiva nos jogos abertos e jogos da juventude,  nossas equipes e professores tiveram uma participação boa no Handebol, no campeonato Ibiporã Cup, participaram da copa metropolitana. Tivemos também um campeonato muito importante que a gente conseguiu sediar devido às nossas estruturas, uma competição inédita, que foi o Campeonato Paranaense sub 14, handebol masculino e feminino. Na modalidade de futsal, sediamos uma etapa do desafio de futsal da Associação dos Municípios dos Campos GeraisAMCG, em nosso município, ficando a equipe feminina da categoria sub 13 campeã dessa edição (…)”, disse.

Em relação a projetos, Luiz Ricardo, destacou a reforma dos dois ginásios municipais, festividades mensais e Jepal. “Fizemos os festivais mensais de tênis de mesa, xadrez, vôlei, basquete, futsal e handebol e para fechar com chave de ouro, nós realizamos o Jepal, ele foi muito significativo e marca essa retomada do esporte depois da pandemia, pois tivemos a participação de todas as escolas do município e também a participação de 3 escolas do município de São João do Triunfo, que vieram participar do nosso evento (…)”, disse o Diretor.

Calendário 2023

Segundo o Diretor, o calendário desse ano conta com os campeonatos internos de futsal masculino feminino, e a secretaria pretende retomar com o futebol de campo, futebol society, torneio de basquete, vôlei de praia e pedal. “Para os alunos das escolas estaduais e particulares, nós teremos os festivais novamente, e neste ano nós vamos ter 2 grandes eventos de grande porte muito importantes para o nosso município, importante para os nossos atletas, para os nossos alunos,  um deles vai ser realizado do dia 7 ao dia 11 de junho, que é a macro regional dos jogos escolares, que irá contar com a presença  de mais ou menos 1.400 atletas, esses atletas, eles vão passar por uma fase e só irão vir para macro regional  as equipes que forem campeãs nas regionais. Será uma competição de um nível muito elevado, que com certeza só irá trazer benefício e aprendizado para todos nós”, disse Luiz Ricardo.

Luiz Ricardo contou ainda que em uma reunião da Associação dos Municípios dos Campos GeraisAMCG, ele disponibilizou novamente o nome da cidade para sediar a primeira etapa dos desafios da AMCG  de futsal  de 2023. “O pessoal se animou e possivelmente em abril,  se eles não mudarem, às vezes acontecem uma alteração de data, um final de semana, provavelmente num domingo, a gente vai ter o desafio sub 11, sub 7, sub 9 de futsal masculino e no outro final de semana a gente vai ter o sub 13 e sub 15 na modalidade de futsal e masculino e feminino, então serão 2 finais de semana que a gente vai estar recebendo novamente as as crianças, os jovens, de outros municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais para um evento importantíssimo também em nossa cidade”, comentou Luiz Ricardo.

Texto e foto: Andrea Borges