Gratidão à Ancestralidade: Honrando o passado e transformando o presente no Programa 'Bem me quero'

Gratidão à Ancestralidade: Honrando o passado e transformando o presente no Programa 'Bem me quero'

Publicado em: 9 jul, 2024 às 11:08

No programa “Bem Me Quero, em Sintonia com a Saúde” da Ipiranga FM, desta segunda-feira (08), Joselba Hass recebeu a consteladora familiar Mariane Tokarski para discutir o tema “Gratidão à Ancestralidade”.

Joselba iniciou o programa com uma reflexão nostálgica sobre a influência das memórias de nossos antepassados em dias chuvosos e frios. Ela destacou como essas memórias nos remetem a tradições e costumes familiares, como o famoso bolinho de chuva da avó.

Mariane Tokarski, advogada e uma experiente consteladora familiar, falou sobre a importância de reconhecer e honrar nossos antepassados. Segundo ela, a ancestralidade se refere a todos aqueles que viveram antes de nós, transmitindo vida e legados de experiências, valores, tradições e histórias. Ela explicou que a gratidão à ancestralidade nos conecta às nossas raízes, promovendo um senso de pertencimento e continuidade, ajudando-nos a valorizar e aprender com o passado.

Durante a entrevista, Mariane abordou como a ancestralidade influencia nossas vidas, moldando nossas crenças, valores, tradições culturais e até aspectos de nossa saúde física, emocional e mental (…).

O programa encerrou com uma sessão interativa onde Mariane desmistificou algumas ideias sobre a constelação familiar, afirmando que não está ligada a nenhuma religião, é um processo de introspecção e não adivinhação, e que, embora utilize o passado como referência, seu foco é libertar o presente e abençoar o futuro.

Sobre a entrevistada

  • Mariane Cristine Tokarski.
  • Filha, irmã, tia, esposa e mãe.
  • Graduada e pós-graduada em Direito.
  • Consteladora familiar pós-graduada pela Escola Helliger da Alemanha.
  • Palestrante formada por Roberto Shinyashiki.
  • Proprietária do Espaço Brilha Luz.
  • Ajuda mulheres a restaurarem sua essência feminina e fortalecerem sua base familiar, emocional e profissional.

Ouça a entrevista completa

Texto: Da redação

Foto: Arquivo Ipiranga FM / 2022