O Enem de 2018 está chegando. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão marcadas para dois domingos, dias 4 e 11 de novembro. A previsão é que 6 milhões e 700 mil pessoas façam o Enem, que vale para garantir uma vaga em universidades públicas e bolsas em faculdades particulares em todo o Brasil.
A prova do segundo dia, de exatas, vai ter meia hora a mais de duração. Serão cinco horas para terminar o teste. No primeiro dia, em que há uma redação para ser feita, a prova dura cinco horas e meia. Os portões abrem em todo o Brasil ao meio dia e ninguém vai ser autorizado a entrar depois da uma hora da tarde. A prova começa a uma e meia, sempre segundo o horário de Brasília.
Os onze milhões de cadernos de provas já foram distribuídos para o Brasil, segundo o INEP, neste ano vão ter cinco vezes mais detectores de pontos eletrônicos nos locais de prova. Quem tiver algum problema comprovado e não puder comparecer à prova tem até o dia 16 de novembro, para solicitar a reaplicação do Enem por meio da página do participante. No dia da prova o estudante precisa ter um documento com foto e caneta transparente. É recomendável que o candidato leve também um lanche. Não vão ser aceitos documentos eletrônicos, por exemplo, a CNH Digital. Para dúvidas é só acessar www.mec.gov.brou ligar no 0800 61 61 61