Num tempo em que o celular ainda não existia ou era coisa para alguns, os Telefones de Uso Público, popularmente conhecidos como orelhões, eram uma das principais formas de comunicação no Brasil, espalhados pelas calçadas de todas as cidades. Com a popularização da telefonia móvel, no entanto, esses equipamentos quase acabaram. Quase, porque sim, os orelhões ainda estão entre nós e em número surpreendentemente expressivo, sendo utilizados por aqueles que, numa emergência por falta de celular, acabam telefonando a cobrar ou com os nostálgicos cartões telefônicos, cada vez mais difíceis de se encontrar por aí.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ainda hoje há 49.413 telefones públicos disponíveis no Brasil. São Paulo é o estado com mais orelhões ativos no país, somando 27.962 equipamentos. O Paraná, por sua vez, aparece na segunda posição, com 2.208 telefones públicos, seguido por Minas Gerais (2.066), Bahia (1.970) e Ceará (1.698).
Entre os 399 municípios paranaenses, apenas 61 (15,3% do total, todas cidades de pequeno porte) não possuem nem um orelhão sequer operante. Por outro lado, Londrina é a cidade com mais telefones públicos ainda disponíveis (256), seguida por Curitiba (191), Paranaguá (52), São José dos Pinhais (49) e Araucária (34).
Texto: Bem Paraná