O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um documento essencial para diversos fins. Ele é obrigatório para a Declaração de Imposto de Renda, para abrir uma conta no banco, para comprar imóveis, fazer investimentos, entre outras coisas. É tão importante, que desde 2015, os recém-nascidos já ganham o número do cadastro na Certidão de Nascimento.

Mas tem menor de idade que ainda não têm o CPF. Para tirar o documento é simples, basta procurar um órgão credenciado, como Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho ou Itamaraty. Nos correios e nos bancos, é cobrada uma taxa de R$ 7,50.

Para quem tem menos de 16 anos, é preciso levar um documento com naturalidade, data de nascimento e filiação. Pode ser a própria Certidão de Nascimento. E é importe deixar claro, que maiores de 8 anos de idade, para serem colocados como dependentes na Declaração do Imposto de Renda, precisam ter CPF. Para os que estão com mais de 16 anos, o cadastro pode até ser feito pela internet, no site da Fazenda , para dúvidas, ligue no Receita fone, no número 146, ou procure um dos órgãos credenciados.