No último sábado, 9 de março, a usina Itaipu Binacional atingiu um marco impressionante ao alcançar a marca de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia produzida desde o início de suas operações em 1984. A hidrelétrica, operada conjuntamente pelo Paraguai e pelo Brasil, solidifica sua posição como a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
Com capacidade para abastecer todo o mundo por 43 dias, a magnitude desse feito é ressaltada pela Itaipu, que afirma que “esse montante dificilmente será superado nas próximas décadas por qualquer outra hidrelétrica”. O volume de energia gerado pela Itaipu poderia abastecer o Brasil por 5 anos e 11 meses, destacando o impacto significativo dessa fonte na matriz energética do país.
Comparativamente, a usina de Três Gargantas, na China, que gerou 1,66 bilhão de MWh até 2023, fica atrás da Itaipu nesse ranking de produção de energia limpa.
Inaugurada em 5 de maio de 1984, a usina de Itaipu atingiu o marco de 1 bilhão de MWh produzidos somente em junho de 2001, evidenciando a crescente eficiência e importância dessa megaestrutura ao longo dos anos. Em 2012, alcançou a produção de 2 bilhões de MWh, consolidando-se como uma peça fundamental na contribuição para as necessidades energéticas da região.
Informações: Itaipu Binacional