O Governo do Estado do Paraná anunciou nesta quarta-feira (21) a criação de uma força-tarefa conjunta com os municípios para ampliar a cobertura vacinal contra os vírus respiratórios, especialmente o Influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A ação foi apresentada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a presença de secretários municipais de Saúde de todo o estado.
Desde o início da campanha de vacinação da gripe, o Paraná já aplicou 1.746.397 doses. No entanto, os índices ainda estão muito abaixo do ideal. A cobertura entre os grupos prioritários está em 32,68%, e entre as crianças, em apenas 20,72% — distante da meta de 90%.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a participação ativa dos municípios é fundamental para evitar o agravamento da demanda hospitalar com a chegada do inverno. “Estamos entrando no período mais frio do ano e contamos com mais de 1.800 salas de vacinação para proteger a população”, afirmou.
Entre as estratégias propostas estão ações fora das unidades básicas, intensificação de campanhas e o uso dos canais de mídia locais para conscientizar a população.
Dados do boletim epidemiológico mostram um aumento de 3,6% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, em comparação com o ano passado. O cenário é ainda mais grave entre crianças de cinco a onze anos, com aumento de 32,5% nos casos e um salto de 175% no número de óbitos entre crianças de um a quatro anos.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná