Uma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (02), na sede da Prefeitura, para tratar sobre a estrada rural, em Faxinal dos Quartins, que foi interditada na manhã do último sábado (30).

Participaram do encontro, o Prefeito Edir Havrechaki, Vice-Prefeito Marcos Levandoski, familiares proprietários do terreno em que a estrada está localizada e o advogado da família, doutor Ernestídes Cavalheiro.

Em entrevista ao Noticiário P7 da Rádio Ipiranga Levandoski explicou que negociações estão sendo feitas para debater a desapropriação do local. “Acreditamos que nós vamos chegar a um entendimento, em que será feito uma desapropriação amigável para garantir o acesso a essas famílias e resolver de forma definitiva essa situação na localidade”, relatou o Vice-Prefeito.

A expectativa que a situação seja definida nos próximos dias. Com a desapropriação, a estrada passaria a ser responsabilidade do município. Marcos também ressaltou durante a entrevista, que apesar de não ser uma estrada municipal, a via é utilizada há décadas por esses moradores, que necessitam desse acesso.

Outro fato citado por Levandoski é que para a manutenção do poço artesiano que abastece cerca de 90 famílias, a Estratégia de Saúde da Família (ESF)e as duas escolas é necessário a passagem neste local.

A estrada foi liberada pelos próprios usuários do trecho. “Esse é um dos acordos que fizemos com o advogado e família:Que a passagem dos moradores esteja garantida até a solução definitiva, que é um trâmite burocrático para solução dessa desapropriação”, explicou o Vice-Prefeito.

O advogado da família, doutor Ernestídes Cavalheiro informou que foi decidido na reunião que a utilização da estrada pelos moradores está mantida. Também foi acordado que em nome da boa vizinhança, usuários do trecho mantenham os portões fechados, após a passagem. De acordo com Cavalheiro, os participantes da reunião devem chegar a uma solução definitiva nos próximos dias.