Dados do IBGE apontam que daqui a 20 anos o Brasil terá mais idosos que crianças e este número vai crescer ainda mais. Em 2060, 25 %brasileiros estarão na melhor idade. Por vezes ainda desrespeitado, o direito dos idosos de ter prioridade em diferentes serviços, e outras garantias, ficou amplamente conhecido depois do Estatuto do Idoso, que completa nesta segunda (1º) 15 anos de vigência.
Criado pela Lei 10.741, em 1º de outubro de 2003, quando o Brasil tinha 15 milhões de idosos, o estatuto trouxe, de forma inédita, princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos e regulou direitos específicos para essa população.
Apesar do Estatuto do Idoso ser considerado um modelo para outros países, especialistas ponderam que, depois de 15 anos, a legislação ainda não está totalmente implementada e o cumprimento de vários artigos é completamente ignorado em muitas partes do Brasil. Preconceito e falta de conscientização estão entre as principais barreiras para efetivação das políticas.
Atendimento aos idosos em Palmeira
O CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social desempenha atividades com idosos do município. O Lar Acelino de Palmeira, há mais de 53 anos atua no acolhimento de idosos. A entidade acolhe atualmente 25 moradores, com cinco vagas estão disponíveis. O acolhimento é realizado a partir de encaminhamento do Ministério Público ou através do CREAS, órgão responsável por estudar a situação vivenciada pelo idoso e quando esgotadas todas as possibilidades, é encaminhado para acolhimento na instituição.