O dia internacional da pessoa com deficiência é celebrado nesta segunda-feira (03). A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1992 com o objetivo de gerar maior compreensão dos assuntos sobre o tema e mobilizar a sociedade para inclusão das pessoas com deficiência.
Pensando nesta data, hoje (03) foi lançado o ‘Relatório da ONU sobre Deficiência e Desenvolvimento 2018’. Segundo a Organização, o mundo tem aproximadamente 1 bilhão de pessoas com deficiência. A importância de números sobre o tema se explica porque a falta de estatísticas sobre pessoas com deficiência contribui para a invisibilidade do assunto.
APAE de Palmeira
No município são 200 pessoas atendidas pela Escola Ernesto de Oliveira, a APAE de Palmeira. São crianças, jovens e adultos entre 5 meses a 57 anos, da cidade e do interior, sendo que 89 delas frequentam a APAE em período integral.
A diretora auxiliar Michele de Freitas Kapp contou como são as atividades desenvolvidas na instituição e agradeceu às pessoas que colaboram para inclusão das pessoas com deficiências “A APAE de Palmeira, imbuída neste momento de conscientização se une a rede mundial de apoio, promoção e inclusão da pessoa com deficiência. Hoje atendemos 200 alunos nas áreas de educação, saúde e assistência social. A pessoa com deficiência antes de qualquer coisa é pessoa; detentora de direitos e merecedora de respeito. E aí entra a necessidade da conscientização, de momentos de reflexão, onde as comunidades voltem suas atenções as necessidades e as oportunidades das pessoas com deficiência. Agradecemos a todos que colaboram com o processo de inclusão responsável da pessoa com deficiência e a todos que oportunizam situações de desenvolvimento, aos amigos que agem em seu maior a favor do respeito a diversidade”, abordou Michele.