Na próxima semana será comemorado o dia das Crianças, e muitas delas serão presenteadas com brinquedos. Pais, padrinhos, tios, avós, devem ficar atentos a qualidade dos brinquedos. O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) alerta sobre os cuidados necessários na compra de presentes para o Dia das Crianças. É necessário verificar se os produtos seguem algumas normas para garantir a segurança e a saúde dos pequenos.
A primeira dica é observar se o brinquedo é um produto certificado, que deve trazer o Selo de Identificação da Conformidade, aquele com a marca do Inmetro. Quando um brinquedo é fabricado sem obedecer as normas de segurança, ele pode conter, por exemplo, uma tinta imprópria para brinquedos, ou mesmo possuir componentes que contaminariam o organismo da criança.
Nos produtos que estão fora da conformidade, e que não possuem o selo do Inmetro, há o risco de haver partes pequenas que ao se desprender acabam sendo engolidas ou inaladas, causando sufocamento – partes cortantes às vezes não aparentes podem causar ferimentos. Outro risco dos brinquedos sem certificação é a possibilidade de propagar chamas ou emitir ruídos exagerados