Faltando menos de duas semanas para a votação que definirá o novo presidente do país, a maior parte dos brasileiros afirma estar pessimista com as eleições. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)  e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)  nas 27 capitais revela que mais da metade (53%)  dos consumidores está com uma percepção negativa sobre as eleições presidenciais. Para os pessimistas com o processo eleitoral, a maior parte (34%)  afirma não ter boas opções de candidatos à disposição. De forma semelhante, 30%não confiam nos nomes que disputam o Planalto, ao passo que 28%  não acreditam que o novo presidente será capaz de promover mudanças positivas para a população na economia. Há ainda 27%  de pessoas que estão desacreditadas com a possibilidade de renovação na política.

Já entre os otimistas 39%  acham que o novo governo terá mais estabilidade política para aprovar matérias de interesse para o país e 35%  depositam esperança no fato de a sociedade estar mais vigilante com os políticos. Outros 18%de entrevistados esperam uma melhora porque haverá mudanças com relação às políticas adotadas pelo atual governo