Ypiranga FC recebe autorização para ações emergenciais na arquibancada do Estádio João Chede

Ypiranga FC recebe autorização para ações emergenciais na arquibancada do Estádio João Chede

Publicado em: 2 dez, 2024 às 8:54

O Ypiranga Futebol Clube recebeu recentemente a autorização da Secretaria de Patrimônio Cultural para realizar medidas emergenciais na cobertura da arquibancada do Estádio João Chede, um espaço tombado como Patrimônio Artístico e Cultural. A autorização vem após o agravamento dos danos causados por tempestades recentes, que resultaram na deterioração de metade da cobertura da arquibancada.
Em entrevista à nossa reportagem, o presidente do clube, Gilberto Lordani Junior, comentou sobre a situação e a expectativa do Ypiranga em relação às ações a serem tomadas. “Através deste meio de comunicação, queremos informar que foi autorizado pelo Estado as medidas de extrema necessidade para ações emergenciais com a manutenção da cobertura da arquibancada do Ypiranga Futebol Clube. Após a arquibancada ter sido atingida por fortes temporais, o que resultou no deterioramento de metade de sua cobertura. Prontamente, o Ypiranga já fez uma nova solicitação, demonstrando a necessidade de urgência e uma atenção especial para com a cobertura.”
Gilberto também destacou a demora na resposta do Estado e os desafios enfrentados pelo clube. “Recebemos a informação que foi autorizado ao clube a estar executando as medidas que forem necessárias para com a cobertura da arquibancada. Lembrando que há quase dois anos que o clube vem aguardando uma resposta do Estado para fazer uma manutenção da primeira ocorrência que houve em 2023. Aí houve a necessidade de fazer um projeto para restauro não só da cobertura, mas de toda a arquibancada, e assim fizemos.”
Ele ainda enfatizou a importância da autorização, mas também apontou que a restauração completa da arquibancada continua em andamento. “Após esse evento ocorrido com a última tempestade, fomos autorizados. Lembrando que essa autorização só foi para parte da cobertura da arquibancada. Ainda continua em andamento o projeto completo de restauro de toda a arquibancada com todas as manutenções necessárias da arquibancada em geral.”
Com a autorização em mãos, o presidente afirmou que o clube se prepara para dar os próximos passos. “O clube está bem esperançoso de que podemos fazer algo para com a cobertura. Já iremos ter uma reunião essa semana com a diretoria para tratar qual ação será tomada para levantamento de valores que serão dispensados para essa manutenção. Nós tínhamos uma previsão de recurso com o primeiro evento e agora, com esse evento, essa previsão multiplicou.”
Gilberto também abordou o aumento nos custos devido aos danos adicionais causados pela tempestade. “Então vamos ver qual ação a ser tomada para levantar esse recurso o mais breve possível e iniciar já essa manutenção, pois a arquibancada está exposta ao tempo. Nós do clube já fizemos algo para amenizar essa situação pela exposição que está por falta do telhado. Mas, mesmo assim, ela está exposta.”
O presidente evitou falar de valores exatos, já que a previsão inicial de custos foi alterada com os novos danos. “Não vou precisar agora valores porque a gente tinha uma projeção. Daí, agora, com essa outra parte deteriorada, já mudou totalmente os valores. Mas o clube ficou feliz pela notícia da autorização.”
Gilberto também lamentou que a situação só tenha ganhado a devida atenção após o agravamento do problema. “Infelizmente, teve que acontecer algo de pior para que o Estado sensibilizasse e visse a real situação que encontra a nossa arquibancada, que é um patrimônio cultural tombado pelo Estado dentro das dependências do clube. Com essa última intervenção, não só a arquibancada foi atingida, mas outros lugares do clube também, causando prejuízos maiores.”
Porém, apesar dos desafios, o presidente do Ypiranga se mostrou otimista. “Mas estamos aí felizes com a notícia e esperamos que, no início do ano, já comecemos a realizar as manutenções devidas. Vai demorar algum tempo, não é coisa rápida, é coisa de alguns meses, mas o clube já está prontamente vendo as situações para não ficar exposta.”
Gilberto finalizou com um pedido de apoio à comunidade e aos torcedores do Ypiranga, reforçando a importância de levantar os recursos necessários para a conclusão das obras. “Agradecemos novamente a oportunidade desse meio de comunicação, através da Rádio Ipiranga, e contamos com a ajuda de todos os ouvintes, os amantes do esporte, os amantes do Ipiranga, para a próxima etapa, que é levantamento de recursos, de ajuda de qualquer forma, para estar finalizando e entregando novamente o uso da arquibancada para todos que queiram prestigiar o futebol, prestigiar o clube dentro da cidade.”, finalizou.

Fotos: Elder Scolimoski