Visita da Cônsul da Polônia, reabertura do Museu e lançamento de duas mostras marcaram a sexta-feira em Palmeira
Na sexta-feira (19), Palmeira recebeu a visita da Cônsul Geral da Polônia de Curitiba, Marta Olkowska e o Secretário Consular, Paulo Cesar Kochanny. A recepção ocorreu na Central de Atendimento ao cidadão às 14 horas.
A Cônsul comentou sobre a visita e disse que nunca houve essa aproximação entre Palmeira e o consulado, mas destacou que chegou a hora de mudar esse cenário. “Essa trajetória dos poloneses que a gente ainda observa através das culturas, dos costumes, está bastante presente, mas claro que pode ser mais incentivada e desenvolvida. Eu quero ver o que vocês enxergam como oportunidade, como vocês podem aproveitar do conhecimento da língua, primeiro precisamos verificar esses pontos de interesse e depois transformar nisso em projetos concretos”, disse Marta.
A comitiva seguiu para a Colônia de Santa Bárbara, onde puderam visitar a Igreja e o Museu Polonês. As 18 horas aconteceu a reabertura do Museu Histórico de Palmeira Dr. Astrogildo de Freitas, com o lançamento da mostra “Os Imigrantes Poloneses e seus Descendentes: Algumas Histórias”, de Vera Lucia de Oliveira Mayer. Ela foi diretora do Museu por 17 anos, e conta que essa trajetória de pesquisas e afeição a história polonesa é fruto de estudos e trabalhos. “É muito gratificante tudo isso, nós temos que continuar trabalhando pela cultura polonesa, continuar assumindo as tradições”, comentou Vera.
Vera falou também sobre a oportunidade de contar com a presença da Cônsul Marta. “Ela é uma pessoa que incentiva a área cultural e tem grande influência, e que nos chamou atenção para que façamos projetos quem ganhem cenário nacional, estadual e tudo mais. Esse dia é tão importante, é uma data histórica ela estar aqui, uma pessoa muito simpática, conhecedora do universo paranaense e polonês dentro da sua jurisdição e que bom que as autoridades puderam recepcionar ela e mostrar para ela um pouquinho da Polônia no Brasil”, finalizou Vera.
Ainda na mesma noite, aconteceu o lançamento da exposição do Poeta Paulo Leminski, “Meu Coração de Polaco Voltou”, na Central de Atendimento ao Cidadão, evento que contou com a presença das filhas do homenageado, Aurea e Estrela Ruiz Leminski e do presidente da Associação dos Museus dos Campos Gerais, Niltonci Batista Chaves.
Aurea deu mais detalhes da 12ª edição, que já passou por 2 cidades da Polônia. “É uma exposição que fala especificamente sobre as origens polonesas do meu pai, ou seja, as minhas também, e a influência da cultura polonesa nas obras dele. Então é uma exposição que apresenta toda a trajetória da minha família desde a chegada no Brasil, até anterior a chegada e a passagem por todos os seus ascendentes, como por exemplo avô do pai”, disse.
Ela comentou que as origens marcaram a história de seu pai e influenciam nos poemas e na criação da exposição. “O poema que dá o nome à exposição é uma homenagem que ele fez a seu avô, e alguns outros poemas também que remetem justamente a essas origens polonesas, é uma exposição que faz parte dos 150 anos da celebração da vinda dos imigrantes poloneses ao Paraná, então é uma exposição que nos enche de alegria, faz parte da minha história e toca profundamente o meu coração”, finalizou Aurea.
Exposição
A exposição ficará aberta ao público até 10 de março de 2022, na Central de Atendimento ao Cidadão, com horário de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já o Museu terá funcionamento de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, e nos sábados, das 13h às 18h.
Da redação
Fotos: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais