Vinícola Wendler: Conheça a história da primeira fábrica de vinho de Palmeira

Vinícola Wendler: Conheça a história da primeira fábrica de vinho de Palmeira

Publicado em: 26 fev, 2022 às 8:50

Uma continuidade de um trabalho iniciado pelo bisavô de Nilton Wendler, é assim que o proprietário resume a história de 130 anos da Vinícola Wendler localizada em Pinheiral de Baixo interior de Palmeira.
Nilton conta que seu bisavô, José Francisco Capraro, veio da Itália e construiu a primeira fábrica de vinho em Palmeira, que passou também pelas mãos de seu avô Hugo, o qual Nilton durante sua infância  ajudava nos afazeres agrícolas e na fabricação da bebida. “Posteriormente eu acabei indo estudar, trabalhar fora e me afastei dessa atividade, o meu avô acabou falecendo e aquela fábrica parou depois de um tempo, quando eu retornei ao município e as atividades agrícolas resolvi com minha esposa em plantar 1.3 alqueire de uva para retomar aquilo que meus antepassados iniciaram. Fomos melhorando a cada ano com esmero pela fabricação, procurando novas técnicas, procurando um produto de melhor qualidade e hoje nós fabricamos um vinho da uva rústica, uva bordô, um vinho tinto seco, vinho rosé tanto seco quanto suave, temos suco, e o nosso forte também é a fabricação do suco integral, temos também outros derivados da uva”, disse Nilton.
A Vinícola fica em Pinheiral de Baixo, interior de Palmeira, é um local muito bonito, que conta com uma trilha para os visitantes, com apreciação de árvores centenárias, e claro, conta também com os pomares, onde nas épocas de plantas de uva os visitantes podem aproveitar para colhê-las e saboreá-las. Durante a visita Nilton Wendler apresenta a história da família, e conta também sobre o processo de como é fabricado o vinho e o suco.
Nilton pretende futuramente fornecer um café colonial ou almoço para os visitantes. “Em resumo nossa Vinícola tem um pôr do sol exuberante, com paisagens lindas para você contemplar”, finalizou.
Para conhecer o local é necessário realizar agendamento prévio direto com o proprietário Nilton Wendler, pelo telefone ou Whatsapp 42 9 9961-1630.

Por Andrea Borges

Foto cedida pelo entrevistado