Vinícola de Palmeira homenageia 200 anos do município
Nilton Antonio Wendler produtor de vinho e proprietário da Vinícola Wendler participou do Noticiário P7 desta quarta-feira (28). Na ocasião ele contou sobre a história de sua família com uma das bebidas mais apreciadas do mundo e o vinho produzido em homenagem aos 200 anos de Palmeira.
Tudo começou com o avô de Nilton que veio da Itália há 136 anos e se instalou na Colônia Francesa, próximo onde hoje está localizado o viaduto. “Isso antes ainda do Giovanni Rossi. Conforme está escrito no livro do Giovani Rossi, ele que forneceu as primeiras mudas de parreira para o pessoal da Colônia Cecília e hoje Santa Bárbara é bem conhecida até no Brasil inteiro pela produção de vinhos”, disse Wendler.
Em 2007 houve a retomada do plantio de videiras em Palmeira, com isso aconteceu a ampliação da produção de uvas não apenas em Santa Bárbara, mas em outras regiões do município. Assim, Nilton contou que o fortalecimento desta cultura possibilitou que ele começasse a trabalhar com os vinhos. “E quando você planta inicialmente planta para vender a uva, mas no meu caso como a gente já tinha essa herança genética, já estava no sangue, começamos a produzir. Inicialmente bem pouco, não temos uma produção muito grande até porque é mais um hobby do que uma atividade. Mas é um hobby que você pode ter além do prazer de lidar com ele, também uma rentabilidade”, contou o produtor.
A parceria com Emater e Secretaria de Agricultura com os produtores de uva da região foram lembradas por ele durante a entrevista. Palestras técnicas com os agricultores são desenvolvidas anualmente buscando aumentar a qualidade das uvas produzidas em Palmeira.
Vinho seco e suave
A preferência pelo vinho seco ou suave divide opiniões. Durante o Noticiário P7 Nilton esclareceu esta diferença. “Na verdade o vinho nasce seco. Nas condições das nossas uvas, todo vinho é seco e para você fazer ele suave tem que adicionar açúcar depois que ele está pronto e colocar um produto para não fermentar. Essa é a única diferença”, contou o proprietário que ainda relatou que a procura maior em geral são pelos vinhos suaves.
Homenagem aos 200 anos de Palmeira
Após uma conversa com a Secretaria de Cultura do município e o produtor surgiu a ideia de uma edição limitada de um vinho do comemorativo aos 200 anos da cidade. Com um rótulo personalizado, foram produzidos quatro tipos: rosé suave, rosé seco, tinto suave e tinto seco. Segundo ele, a maioria das pessoas está comprando para colecionar, uma vez que foi elaborado um número limitado da bebida.
O vinho comemorativo aos 200 anos podem ser adquiro na R4 Conveniências, J&V Bistrô, Supermercado Osternack, Armazém do Sabor e Restaurante Girassol.
Durante o Noticiário P7 foi realizado um sorteio com ouvintes que mandaram mensagem pelo WhatsApp da Rádio Ipiranga (42) 9 9953-3669. Com mais de 90 participações Noeli Schamne foi a ganhadora do vinho desta edição especial. Durante a tarde ela esteve nos estúdios da Rádio Ipiranga com seu marido Antonio Schamne para retirar seu presente.
Visita à Vinícola
O produtor contou que está iniciando um projeto de visitação à Vinícola Wendler. Ele adiantou que no dia 6 de setembro, por exemplo, virá uma caravana de Guarapuava. “São produtores de uva também e alguns que trabalham nos projetos de turismo rural que estão vindo para conversar e conhecer a propriedade, ver como funciona. Assim já estamos iniciando esse processo de abertura para visitação desde que seja agendado”, relatou Nilton. Mais informações sobre as visitas ou os vinhos e sucos produzidos em Vinícola as pessoas podem entrar em contato através do (42) 9 9961 1630.
Fotos: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais