Vilinha celebra Festa em Louvor a Sânto Antônio e centenário da comunidade no fim de semana

Vilinha celebra Festa em Louvor a Sânto Antônio e centenário da comunidade no fim de semana

Publicado em: 9 jun, 2023 às 8:36

Neste fim de semana, sábado (10) e domingo (11) a comunidade da Vilinha, realiza a Tradicional Festa em Louvor a Santo Antônio, neste ano também, a comunidade celebra seu centenário.

A programação do sábado (10) inicia com uma celebração que será presidida pelo Pároco Padre Adriano da Levedove e contará com a presença da Comunidade de Colônia Maciel, às 19h30. A programação desta noite segue com fogueira, show pirotécnico, bem montada cozinha e barraquinha de produtos de Santo Antônio, o sábado também terá animação da dupla Tony&Oliver.

No domingo (11), Dia da Festa em louvor ao Padroeiro, a Celebração Eucarística será presidida por Dom Reginei José Modolo, Dom Zico, às 10h, ele visitará o município pela primeira vez como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Ao meio dia acontece o almoço festivo, e a tarde, a festa segue com leilão e bingo.

História da comunidade

Segundo histórico publicado no Jornal Ipiranga Fevereiro 2019 – Edição 197, pela Vera Lúcia de Oliveira Mayer, a comunidade é uma das  mais antigas da Paróquia. “Desde os tempos do Cel. Pedro Ferreira Maciel, católico praticante e devoto de Santo Antônio, a comunidade celebra anualmente os festejos em louvor ao seu padroeiro. Segundo os anais da comunidade, transcorria o ano de 1923, mais precisamente no dia 23 de maio quando foi lançada pedra fundamental do novo templo a ser construído em alvenaria, uma obra que levou dez anos até a sua conclusão. A edificação seguiu o estilo arquitetônico aos moldes que lembram perfeitamente o gótico adotado pelos poloneses. E, na festa do dia 13 de junho de 1933, a nova igreja foi oficialmente entregue à comunidade. Na ocasião esteve presente na celebração festiva o bispo de Lages D. Daniel Hostin”, aponta o documento.

Ainda segundo o texto, de acordo com algumas  as anotações da Sra. Célia Maciel Czelusniaki no ano de 1932, antes da conclusão da Igreja houve uma solenidade para a bênção da cruz que marcava o terreno doado pelo senhor José Graczyk para servir como o cemitério da comunidade. Mais tarde a comunidade construiu até uma capela mortuária, sendo a única em zona rural do município na época”, mostra o documento.

Curiosidade
Uma curiosidade descrita por Vera, é de que no princípio a comunidade celebrava festejos em louvor a três santos de devoção, no mês de março era a São José, em junho, a Santo Antônio e, em setembro, a Nossa Senhora da Luz. Nos últimos anos, apenas a festado padroeiro Santo Antônio é que ficou mantida, sempre no mês de junho. Atualmente a festa é uma das mais animadas e frequentadas da paróquia, reúne pessoas de vários lugares. Além dos preparativos espirituais com várias celebrações litúrgicas, uma tradicional fogueira e o show pirotécnico dão um colorido especial e atraem inúmeros visitantes. Além da devoção a Santo Antônio e rever amigos, quem vai à festa pode apreciar as comidas típicas e especiais que a comunidade prepara.

Texto: Da redação
Foto enviada por Ellen Araújo