Vila Vicentina atua há mais de 50 anos ao cuidado de mulheres em vulnerabilidade social

Vila Vicentina atua há mais de 50 anos ao cuidado de mulheres em vulnerabilidade social

Publicado em: 27 ago, 2019 às 14:31

Há mais de 50 anos em Palmeira, através da Sociedade São Vicente de Paulo, mulheres em situação de vulnerabilidade social são atendidas na Vila Vicentina.
São 12 residências com quarto, cozinha e banheiro situadas na Colônia Francesa. Atualmente 7 mulheres de idade de 40 a 95 anos moram no local.
Adriane Meller Vida Presidente da associação e Márcia Meller Schmidt integrante do Conselho Administrativo participaram do Noticiário P7 desta  terça-feira (27) para falar sobre o atendimento prestado às mulheres que passaram por abandono ou sofreram algum tipo de violência.
Elas contaram que uma funcionária auxilia no dia a dia delas, como encaminhamento para médico, acompanhar ao mercado, entre outras atividades.
Márcia explicou que as mulheres são encaminhadas através do Centro de Assistência de Referência Social (CRAS), para que após estudo de caso sejam conduzidas para Vila de acordo com a necessidade.

Doações
A Vila Vicentina se mantém através de uma subvenção da Prefeitura, além de promoções como bazar, café, bingo e doações (dinheiro ou alimentos, por exemplo) que são fundamentais para permanência da associação. “Vale lembrar que não são todas que tem o benefício, chega para nós também mulheres que não tem renda nenhuma e nós acolhemos”, explicou a Adriane.
Além das doações, outra forma de contribuir é através do brechó que acontece toda quarta-feira das 13h30 às 17h na Vila Vicentina, próxima ao CMEI da Colônia Francesa. São produtos novos e usados por preços populares.  “É importante que a gente destaque que as unidades  que as mulheres residem são autônomas. Mas a manutenção das  casas é feita por voluntários  e pela gestão da Vila Vicentina. Então para tudo isso precisamos de doações. Por isso mantemos algumas atividades para arrecadar dinheiro e conseguir suprir essas despesas  e necessidades”, contou Márcia.
Durante a entrevista, pessoas como os Diáconos Zuza e Luiz Mourão que atuavam na Vila Vicentina foram lembradas. “Nós mesmas conhecemos a Sociedade São Vicente de Paulo  e especialmente o trabalho da Vila Vicentina quando a gente ainda era criança, pela mão do nosso pai que conheceu a Vila Vicentina pela mão do Diácono Zuza. A família vem há muitos anos sendo voluntária nesse trabalho”, relatou a integrante do Conselho Administrativo.

Visitas
Tão importante quanto doações de alimentos, dinheiro ou mesmo produtos e utensílios, são as visitas às mulheres. “É um trabalho muito bonito e é muito importante que as pessoas vão até lá. Vão conhecer a obra, conversar com essas senhoras. Porque além da nossa necessidade de alimento, de doação em dinheiro, manutenção, elas têm essa necessidade do afeto, do carinho, do contato das pessoas”, disse Márcia.
As visitas podem ser feitas preferencialmente das 8h às 17h horário em que a funcionária está no local. Os telefones para mais informações sobre a associação ou em como contribuir são: (42) 9 9912-2171 ou (42) 9 9980-8220.
Além disso, uma vez ao mês acontece Celebração na Capela da Vila Vicentina para que toda comunidade possa participar.

Foto: Bruna Camargo