Vigilância Epidemiológica confirma terceiro macaco morto encontrado em Palmeira

Vigilância Epidemiológica confirma terceiro macaco morto encontrado em Palmeira

Publicado em: 8 abr, 2019 às 15:01

A Vigilância Epidemiológica do município confirmou nesta segunda-feira (08) que um terceiro macaco foi encontrado morto em Palmeira. A equipe de saúde foi acionada na tarde de ontem (07) por um agente comunitário da localidade de Boqueirão, que relatou sobre o animal que foi localizado por moradores. Como o macaco é uma das vítimas da Febre Amarela, o caso serve como alerta para Vigilância Epidemiológica.  “Nos deslocamos até lá e imediatamente entramos em contato com a Regional de Saúde e realmente o  encontramos . Então ele vai ser encaminhado para análise e a médica veterinária da Regional vem fazer a coleta para enviar para exame e  verificar do que esse primata não humano morreu. Então ficaremos no aguardo desse resultado”, explicou o enfermeiro Jean Carlo das Almas.
Dessa forma, o profissional de saúde destacou em entrevista do Noticiário P7 a importância da vacina, que está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Palmeira para população com idade a partir de 9 meses a 59 anos. A atualização vacinal para prevenir demais doenças também foi ressaltada pelo enfermeiro.

Idosos e gestantes

As pessoas que não estão dentro da faixa etária que deve receber a vacina, gestantes ou mulheres em período de amamentação  e que tenham que se deslocar para áreas de risco, devem passar por avaliação médica para avaliar o risco/benefício e apresentar a prescrição médica para receber a vacina.Seguimos uma nota técnica do Ministério da Saúde e idosos e gestantes em qualquer idade gestacional só são vacinados contra Febre Amarela caso tenha um caso confirmado da doença em humano ou macaco ou ainda se o município for fronteira com outro município com casos confirmados. Aí sim disponibilizamos a vacina, mas precisa primeiro passar por uma avaliação médica”, explicou o enfermeiro.

Macaco

Outros dois macacos foram encontrados anteriormente no interior do município, em Boa Vista e Pinheiral de Cima, no segundo caso, o animal foi encontrado em estado avançado de decomposição não sendo possível identificar a causa de morte. O resultado dos exames do macaco encontrado em Boa vista dever ser concluído nos próximos dias.
Jean Carlo lembrou que o macaco não é o transmissor da Febre Amarela. “Ás vezes as pessoas acabam eliminando a população de macacos da mata nativa, mas quem transmite a doença é o mosquito, tanto para o macaco como para o ser humano”, informou o profissional.
Além da vacina, outras formas de prevenção da doença é a utilização de repelentes, camisas de manga compridas, e mosquiteiros.
Diante desta situação a Vigilância Epidemiológica recomenda ao encontrar macacos mortos ou doentes, que as pessoas informem aos Agentes Comunitários ou Unidade de Saúde mais próxima para que sejam tomadas as providências necessárias .

Por Bruna Camargo

Foto: Elder Scolimoski