Vigilância Epidemiológica atualiza sobre registros da doença mão-pé-boca

Casos da doença mão-pé-boca foram registrados em nosso município no mês de março. O enfermeiro Jean Carlo das Almas, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde atualizou sobre a doença em Palmeira. “No momento os surtos estão controlados, estão surgindo alguns casos isolados. A mão pé boca é causada por um vírus que normalmente habita o sistema digestivo e pode causar alguns sintomas como erupções cutâneas na boca, palma da mão, pode aparecer também na nádega e região genital e acomete geralmente crianças pequenas”, explicou o enfermeiro.
O profissional da saúde orienta que pessoas com esses sintomas devem procurar o médico o quanto antes para realizar um diagnóstico diferencial e fechar o diagnóstico. Segundo das Almas, o tratamento é sintomático, então vai depender dos sintomas que a criança ou paciente tiver apresentando.
O clínico geral do município, doutor André Luiz Batista em entrevista ao Noticiário P7 informou que não existe vacina para a mão-pé-boca.
A doença pode ser transmitida por meio do contato com fezes ou saliva da pessoa infectada pelo vírus. Por isso a importância da prevenção e cuidados com a higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, utilizar álcool 70 e fazer higienização de materiais utilizados.
Foto: Wikimedia Commons
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais