Vigário Paroquial explica como se preparar para Confissão

Vigário Paroquial explica como se preparar para Confissão

Publicado em: 5 nov, 2021 às 14:03

O Padre João Marcos Polak compartilhou com os ouvintes da Ipiranga Fm sobre o início do tempo do Advento e a importância de se preparar para este Tempo Litúrgico através da confissão.
De acordo com o Padre, o tempo do advento significa ‘aquele que há de vir’. “Momento onde acontece a preparação para o nascimento de  Jesus Cristo, e por isso a importância das confissões”, disse.

Como que irão acontecer as confissões? 
Devido ao período de Pandemia, neste ano não serão realizados mutirões de confissão, os padres irão atender as confissões 40 minutos antes das missas. É importante que o povo já se prepare quando tiver missas da comunidade. “É importante relembrar também, que iremos atender a confissão e não uma direção espiritual, para que dê tempo de todos participarem”, explicou. 

Como se preparar para a confissão?
Segundo o Padre, a igreja propõe que a confissão é um sacramento de cura, onde a pessoa vai ao encontro da misericórdia de Deus para recomeçar. Ele apontou cinco pontos principais ao realizar a confissão.
Exame de consciência: “Se colocar na presença de Deus em oração se a pessoa ficar nervosa diante do padre, pode escrever em um papel e fazer um bom exame de consciência”.
Contrição ou arrependimento:  “Se arrepender dos pecados é muito importante tanto quanto se confessar”
Confissão: “Falar sobre os pecados”.
Absolvição/ Benção: “Absolvição por parte do sacerdote e benção a confissão”.
Penitencias: “Sempre o sacerdote vai dar uma pequena penitência, às vezes rezar um pai nosso, 3 ave Marias, as vezes ler um trecho da sagrada escritura, ou também às vezes dar uma cesta básica para alguém, também é uma penitência você ajudar alguém, pois de alguma forma você influenciou na vida da sociedade ou daquela família no sentido às vezes até de ir por exemplo confessar o pecado do roubo ou da corrupção”.
O Vigário reforçou o convite a todas a comunidade, ressaltando o início do tempo do advento, reiterando o momento de esperança e de esperar a vinda de Jesus. 

Da redação
Foto: PASCOM/Divulgação