Vice-Prefeito Major Schulli foi o entrevista do Noticiário P7 desta segunda-feira (11)
O Vice-Prefeito de Palmeira participou do Noticiário P7 desta segunda-feira (11). Major Schulli que nunca havia concorrido a um cargo político, falou durante a entrevista sobre os 33 anos na Polícia Militar, expectativa para este mandato, composição da equipe, entre outros temas.
Schulli atuou em diversos municípios ao longo destes mais de 30 anos na carreira militar, mas sempre morou em Palmeira. “Nesse tempo de Polícia Militar estive trabalhando em vários municípios, como Irati, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. Nos últimos 15 anos eu estava diretamente ali em Ponta Grossa, mas nunca deixei de residir em nossa cidade de Palmeira. Sempre estive com a minha família aqui em Palmeira porque é uma cidade a qual não vou dizer que adotei, porque a cidade me adotou. Sou nascido aqui, criado aqui. Sempre falo: ‘nasci, me criei e quero também criar meus filhos aqui na nossa cidade’ E para isso temos que pensar no futuro do nosso município. E pensando neste futuro que eu realmente abdiquei um final de carreira, que eu teria inclusive condições de ter outras promoções. Hoje me aposento como Major. (…) Abdiquei a isso [promoções] pelo gosto que tenho por nossa cidade”, disse o Major.
Na entrevista ele esclareceu que está passando para a reserva da Polícia Militar. “Eu iniciei no Corpo de Bombeiros, fiquei 2 anos. Mas o Corpo de Bombeiros pertence à Polícia Militar, por isso a gente fala 33 [anos] de Polícia Militar. Nesse decorrer entrei como soldado, cheguei até o posto de Major. E hoje na realidade não estou deixando propriamente dito, estou passando para reserva da Polícia Militar. Como tem o tempo para reserva, o militar não se aposenta, ele vai para reserva. Ele pode ser convocado na situação de alguma conturbação da ordem pública. Se fosse falar em situação comum, como tinha tempo para aposentadoria, então tecnicamente eu me aposentei. Passei para essa reserva da Polícia Militar e a partir deste momento eu continuo com as prerrogativas. (…) Posso inclusive usar o fardamento em situações de solenidade especiais. Tanto é que na posse eu estava fardado” contou Schulli.
Indagado sobre a primeira semana na administração municipal, o Vice-Prefeito contou que foi realizado um levantamento prévio de tudo que está acontecendo. “Então nesta primeira semana realmente foi esse levantamento. Sempre vejo assim, nós podendo planejar as coisas para o futuro, as coisas saem de uma melhor forma e também conseguimos direcionar melhor todos os feitos da Prefeitura”, disse.
O conhecimento da equipe e Secretarias neste período inicial também foi lembrado por ele. “Estamos também verificando as pessoas para os cargos que serão ainda nomeados, alguns cargos já foram nomeados, outros ainda estão em análise. (…) Para que possamos ter um andamento bom, precisamos de toda uma análise e planejamento para isso”, detalhou.
Em sua participação no Noticiário P7 da Rádio Ipiranga, Major Schulli destacou a mudança no Secretariado. “Principalmente as Secretarias se vocês verificarem foram mudados os Secretários e pessoas realmente que não tem vínculo da área política, pessoas que não vieram da área política, extremamente técnicas”, pontuou.
“Até pessoas comentaram comigo ‘para esses cargos não precisa a pessoa ter conhecimento, ele vai ter os auxiliares que vão resolver’. Pelo contrário, sempre fui dessa opinião: Quem está acima, quem dá a missão tem que conhecer da missão que está sendo dada para que possa cobrar e verificar na fiscalização se está sendo realizado a contento”, afirmou o Vice-Prefeito.
Foto: Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo