Vereadores aprovam em 1ª discussão as contas municipais do exercício de 2019
Ontem (05), aconteceu a 36ª Sessão Ordinária, na Câmara de Vereadores de Palmeira, com a presença de todos os Vereadores. Durante a Sessão, foram discutidos o Projeto de Lei que trata do Orçamento do Município para 2022 e também o Projeto de Lei que trata da venda e consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, além de outros assuntos relacionados a licitações e criação de Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Aprovada em 1ª discussão o Projeto de Lei que trata do Orçamento do Município para 2022
Na 6ª Sessão Extraordinária, em 1ª discussão o Projeto de Lei N°: 5752/2021 – a Lei Orçamentária Anual (Loa) que Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Palmeira para o Exercício Financeiro de 2022 e dá outras providências foi aprovada com o consentimento dos nove vereadores.
Vereadores rejeitam em 1ª discussão o Projeto de Lei que trata da venda e consumo de bebidas alcoólicas
Durante a Sessão, três Vereadores usaram a tribuna para seus pronunciamentos. Rogério Czelusniak, discorreu sobre o Projeto Nº 5763, que dispõe acerca da comercialização/consumo de bebidas alcoólicas e do funcionamento de equipamentos de som em praças e logradouros públicos, e dá outras providências. Para Czelusniak o projeto se opõe ao estabelecido pela Constituição.
Ouça a fala do Vereador
Odair José Sanson Júnior, inscreveu na pauta o tema “Secretaria de Desenvolvimento Rural”. O vereador defendeu a importância da criação da nova secretaria.
Ouça a fala do Vereador
Por fim, Marcel Pietralla usou do espaço com o assunto, licitação, docinhos e salgadinhos. Durante aproximadamente nove minutos, Marcel discorreu sobre burocracias nos processos licitatórios e comparou que uma empresa da cidade da Lapa ganhou um Pregão Eletrônico, o de Nº 12.659/2021, para atender as secretarias com salgados e doces e outras ações. Ao concluir a leitura da lista de cada item e a quantidade da licitação, o vereador pediu mais agilidade para resolver outras pendências por ele citada e convocou o Secretário de Finanças para explicar qual a finalidade dos salgados, doces e bolos.
Ouça a fala do Vereador
Após os pronunciamentos houve as discussões e votações da ordem do dia. O Projeto de Lei 5.763, que trata sobre a venda e comercialização de bebidas alcoólicas foi rejeitado pela maioria, em 1ª discussão. Manifestaram ao contrario os vereadores: Marcel Pietralla, Jovane, Lucas Santos, Rogério Czelusniak, Vaguinho, Gilberto Rogalski e Joslei. Odair justificou o seu voto.
Ouça a fala do Vereador
Em explicação pessoal, o Presidente do Legislativo, Vereador Egon Krambeck, comentou que uma licitação semelhante foi executada em 2020 com a compra de doces, salgados e bolos, porém, com valor superior.
Ouça a fala do Vereador
Krambeck também discorreu sobre outros valores que a prefeitura empenhou e pagou na administração anterior. Ele comparou que os valores poderiam ser investidos em outras áreas do município, e não em shows.
Ouça a fala do Vereador
A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 13 de outubro, quarta-feira, em razão do feriado do dia de Nossa Senhora Aparecida.
36ª Sessão Ordinária | 1ª Sessão Legislativa | 18ª Legislatura | 5/10/2021
Link: https://www.youtube.com/watch?v=lCRWW2jqW6Q&ab_channel=C%C3%A2maraMunicipaldePalmeira
Foto retirada do Youtube