Variedade alimentar auxilia bons hábitos nutritivos em Cmeis de Palmeira

Em Palmeira, as crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) recebem alimentação rica em nutrientes. A variedade alimentar favorece o desenvolvimento físico e intelectual de centenas de alunos matriculados nas “creches da prefeitura”.
Segundo a nutricionista da Prefeitura de Palmeira, Sinara Marqueze Ribas, o município segue resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “onde temos as quantidades de nutrientes que devemos fornecer, com base nisso é feita a compra dos produtos via processo licitatório”, explica.
Os Cmeis recebem semanalmente, seis tipos de fruta, dois tipos de carne, pães e grande variedade de verduras, além disso também é feita a distribuição de alimentos não perecíveis, mensalmente. Os alunos recebem quatro refeições diárias: café, almoço, lanche da tarde e janta.
“O cardápio é elaborado minunciosamente para garantir que os alunos recebam os nutrientes necessários para suprir suas necessidades. Paralelamente a isso vários projetos internos são realizados, como oficinas culinárias, palestras e reuniões de conscientização. Tudo para fortalecer o bom hábito alimentar nos estudantes”, pontuou a nutricionista. As professoras também desenvolvem trabalhos em sala sobre a importância da alimentação saudável.
Alimentos diferenciados
A Secretaria de Educação trabalhou no desenvolvimento de projeto que ampara crianças com intolerâncias alimentares como à lactose e ao glúten. A próxima etapa é realizar o procedimento licitatório para contratar empresas que forneçam alimentos especiais. “O processo já está montado, agora é necessários que empresas qualificadas se manifestem para concorrer na licitação”, comentou Marqueze.
Ainda conforme a nutricionista, Palmeira está em situação estável quanto à alimentação escolar. “Nós temos produtos de qualidade, tudo fiscalizado, um caminhão refrigerado pra levar alimentos da melhor maneira possível e uma variedade enorme de alimentos”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais