A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira, está em plena campanha de vacinação contra a gripe influenza de 2024. Com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza, a campanha está em andamento e se estenderá até o dia 31 de maio.
Dia D da campanha de vacinação em Palmeira
O Dia D da campanha de vacinação em Palmeira está marcado para este sábado, 13 de abril, das 8h30 às 16h30, tanto na área urbana quanto na área rural. Diversas unidades de saúde estarão abertas para a vacinação, sendo necessário que os interessados compareçam munidos de sua carteirinha de vacinação, documento de identificação e cartão do SUS.
Professores devem apresentar um comprovante de vinculação ativa, enquanto portadores de doença crônica precisam de um atestado médico. Profissionais da saúde devem fornecer um comprovante, que pode ser a carteira do conselho de classe profissional.
Ana Paula enfatizou a importância da vacinação, ressaltando que a prevenção é fundamental para a saúde pública.
Os grupos prioritários para a vacinação no Dia D em Palmeira incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, com exceção daquelas que já receberam pelo menos uma dose da vacina influenza sazonal em anos anteriores, que devem receber apenas uma dose em 2024. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade.
- Trabalhadores da saúde, abrangendo todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
- Gestantes.
- Puérperas.
- Povos indígenas.
- Professores do ensino básico e superior.
- Idosos com 60 anos ou mais de idade.
- Pessoas em situação de rua.
- Profissionais das forças de segurança e salvamento.
- Profissionais das Forças Armadas.
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
- Pessoas com deficiência permanente.
- Caminhoneiros.
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.
- Trabalhadores portuários.
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
As unidades de saúde que estarão realizando a vacinação na área urbana são: ESF Central, ESF Amim Bacila, ESF Vila Rosa e ESF Colônia Francesa. Já na área rural, as unidades são: ESF Witmarsum, ESF Faxinal dos Quartins, ESF Guarauninha, ESF Queimadas e ESF Vilinha.
Texto: Da redação
Foto: Geraldo Bubniak/AEN