UEPG será a primeira universidade pública do Paraná a aplicar as provas de forma presencial

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza no domingo e na segunda-feira (2 e 3) o Vestibular 2020, adiado por conta da pandemia da Covid-19. É a primeira universidade pública do Paraná a aplicar as provas de forma presencial. Para isso, a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) adota um rígido protocolo de biossegurança, iniciado já nesta segunda (26) com a testagem dos colaboradores que vão trabalhar nos locais de prova.
A realização do vestibular, conforme o Protocolo de Biossegurança elaborado pela CPS/UEPG, foi aprovada pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com despacho emitido na última sexta-feira (23). Participam 9.946 inscritos, disputando 1.415 vagas em 39 cursos – 20% dos candidatos são de fora do Paraná.
As salas serão ocupadas respeitando 50% da capacidade total, o que fez com que o número de locais de prova duplicasse. Dos 20 originalmente previstos, agora são 41, distribuídos por 13 cidades: Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama.
Para fazer toda essa estrutura funcionar, 1.100 colaboradores trabalham na organização e realização do vestibular.
Protocolo

Para realização do vestibular, a Coordenadoria de Processos de Seleção adota um protocolo de biossegurança, que teve início na segunda (26), com a testagem dos colaboradores que irão trabalhar nos locais de prova. Foto: Jéssica Natal/UEPG
O protocolo de biossegurança contempla uma série de medidas antes, durante e depois das provas. Os procedimentos gerais de prevenção são o uso obrigatório de máscaras; distanciamento social de pelo menos 1,5 metro nas áreas de fluxo, entrada e salas de provas, com acesso de maneira escalonada; cabelos presos; evitar o uso de acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios; higiene frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%, entre outras.
É proibido o consumo de alimentos nas salas de prova e cada candidato deve levar sua própria caneta. Não é permitido nenhum tipo de cumprimento social, como apertos de mão, abraços ou beijos, entre candidatos, colaboradores ou demais pessoas presentes nos locais de prova. Será aferida a temperatura de todos que circularem pelos espaços.
Os locais receberão uma série de adaptações, além de higienização cuidadosa antes e depois das provas. Nos corredores haverá um direcionamento de fluxo em sentido único para minimizar o tráfego de pessoas frente a frente, sempre que possível.
Outras medidas estão disponíveis no Protocolo de Biossegurança.
Foto e informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Piso do Magistério: Prefeitura encaminha projeto com reajuste de 6,27%
A Prefeitura de Palmeira encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 6.422/2025, que garante o reajuste de 6,27% aos profissionais do Magistério. O aumento atende ao valor do Piso Nacional do Magistério (PNM), fixado anualmente pelo Ministério Leia Mais
Polo da UAB de Palmeira oferece curso gratuito de Gestão Pública
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Palmeira está com inscrições abertas para o curso de graduação em Gestão Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A formação tem duração de apenas dois anos Leia Mais
Colégio Agrícola de Palmeira oferece cursos de drones agrícolas em agosto
O Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, em Palmeira, irá oferecer cursos voltados ao uso de drones na agricultura a partir de agosto. A iniciativa visa preparar os participantes para a aplicação dessa tecnologia no campo, promovendo o avanço da Leia Mais