Turismóloga destaca principais pontos do turismo da Colônia Witmarsum

Turismóloga destaca principais pontos do turismo da Colônia Witmarsum

Publicado em: 9 jan, 2022 às 11:12

A Colônia Witmarsum em Palmeira, que fica à aproximadamente 60 km de Curitiba, é uma importante região cultural e gastronômica dos campos gerais, que mantém viva a história e costumes de sua imigração Menonita, ocorrida através de grupos alemães-russos por volta de 1930.
A turismóloga Wilena Margraf, comentou sobre a importância da oficialização da língua própria da comunidade, o Plautdietsch, que segue enraizado, perpassa gerações e encanta.“Quem for a Witmarsum com certeza verá placas escritas em Plautdietsch, e verá também pessoas conversando nessa língua e até cantando”, disse.
A colônia possui muitos costumes e traços que cativam os turistas, a região também ganha destaque pela sua gastronomia. “A parte gastronômica é também um diferencial na colônia, existem diversas opções de restaurantes, cafés, choperias, que servem os tradicionais pratos da Alemanha, com destaque também a produção de leite e queijo da Colônia Witmarsum, os dois são famosos por todo o Brasil”, disse. Os alimentos podem ser adquiridos na colônia também, e hoje são referência econômica da região.
Wilena relembrou que para quem gosta de levar lembranças para pessoas queridas, é possível adquirir artesanato típico alemão nas lojas de artesanato da colônia, próximas ao Museu histórico (Heimat Museum) e ao Centro de informações. “Os locais com certeza são parada obrigatória para quem quer conhecer a história do local, como surgiu a colônia, quem fundou essa vila, ali tem um acervo muito rico de história, atualmente, encontra-se fechado para restauro e melhorias na estrutura, mas em breve estará recebendo visitação normalmente. Esse são atrativos históricos da colônia, que merecem visitação”, contou.
A Colônia Witmarsum possui também uma marca histórica, as famosas estrias glaciais. “Para os amantes da geologia, dessa parte natural, na colônia a gente possui as estrias glaciais, elas são encontradas num pequeno sítio geológico, na beira da estrada na colônia, elas mostram as marcas decorrentes do movimento das geleiras que existiam nesse local há muitos e muitos anos atrás, então, para quem gosta dessa geológica, também é um atrativo muito legal”, explicou.
Para a turismóloga, Witmarsum reúne vários segmentos da área do turismo desde o gastronômico,  cultural, o rural e turismo natural. “Quem visitar a colônia e quiser mais informações e sugestões de locais específicos pode se dirigir ao Centro de Informações de Apoio ao Turista, que fica localizado ali do lado do Museu Histórico, ou pode ligar aqui na Secretaria também 3909-5001, estamos disponíveis para dar maiores informações e sugestões para a pessoa que quiser conhecer a nossa colônia, e deixo aqui o convite a todo mundo para que conheça nossa história, que prestigie o nosso turismo local e que descubra, Palmeira”, finalizou. 

Por Andrea Borges
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira