Tiago Felipe Polonha é o novo Vigário Paroquial de Palmeira

Tiago Felipe Polonha é o novo Vigário Paroquial de Palmeira

Publicado em: 16 fev, 2022 às 14:28

Hoje (16) esteve presente no Noticiário P7, o novo Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Palmeira e da Paróquia Menino Jesus de Porto Amazonas.

Tiago Felipe Polonha é natural de Rio Branco do Sul e contou que seu pai é do norte do Paraná, de Tomazina, e foi seminarista também e como seminarista, foi para Rio Branco, saiu do seminário e formou a sua família lá. “A minha experiência de Rio Branco do Sul não é muito diferente aqui de Palmeira, cidade de interior, cidade com muitas capelas, com território muito grande, eu cheguei ontem e hoje já andei um pouco pela manhã ali pelas ruas e gostei muito da cidade. Hoje a noite eu vou celebrar a missa  e conhecer o povo. Eu estava ansioso para vir desde que Dom Peruzzo me mandou para cá”, disse.

O Vigário comentou que era muito participativo em sua igreja e que entrou para o seminário logo após o ensino médio, com 18 anos. “Eu cresci numa família católica, meus pais se conheceram no grupo de jovens e se casaram, depois minha mãe faleceu quando eu tinha 3 anos, e eu fui criado pela minha avó, e sempre participando de catequese de grupo de jovens de tudo, um dia senti uma vontade, e em uma confissão falei pro Padre que queria conhecer o seminário. Eu acho que uma semente plantada desde criança numa participação de igreja, eu tinha sonho de ser coroinha, nunca fui, mas sempre participei da catequese, participei do grupo de jovens, então participei de tudo o que eu pude, e em 2007 acabei entrando para o seminário com 18 anos ao terminar o ensino médio”, disse. 

Família e vocação
Seu pai inicialmente foi seminarista capuchinho em Tomazina e sua família possui um tio que é diácono permanente que foi ministro e logo após foi convidado a ser diácono também no mesmo ano de sua formação. “Minha família é formada por leigos ativos na igreja, mas vocação sacerdotal tem o meu tio diácono e eu Padre há 5 anos”, comentou.

Durante esses 5 anos o Padre Tiago já passou por um Congresso Missionário de Seminaristas, fez missões pelo Pará, Rondônia. “Em 2014 eu pedi para o Dom Moacir (ainda vivo), que queria fazer uma experiência missionária, nós temos uma igreja irmã em Mato Grosso, e o padre que estava lá estava voltando embora depois de 5 anos de missão e não tinha nenhum Padre disponível, e eu estava para ser ordenado e pedi para Deus e que se ele aceitasse eu ordenava e iria para a missão. Então, meu trabalho todo de paróquia foi sempre na missão, eu acabei indo em 2015 para lá como seminarista, me ordenei no final de 2015, em 2016 já como Padre permaneci sempre na missão”, contou. 

Caminhos do Padre até Palmeira
O Vigário comentou que já trabalhou junto ao seu antecessor, Padre Leandro, em um ano pastoral proposto pelo Dom Perruzo, e que o caminho até chegar em Palmeira foi voltado para as missões. “Então Leandro foi o segundo seminarista que acolhi lá, ele ficou comigo de fevereiro até setembro mais ou menos, ele como seminarista eu como padre, mas a gente trabalhando junto, cuidando de pastorais, cuidando de celebrações (…) agora em dezembro tirei férias, cuidei da minha família, da doença que o meu pai estava passando e agora estou aqui, minha primeira experiência na arquidiocese, como Padre é agora. Então sim, vocês aqui de Palmeira que vão me ensinar a ser padre”, disse.
Estar em Palmeira é novo caminho, um novo trilhar para o Padre Tiago. “Então é um início de trabalho, acho que por isso que eu falei que estou ansioso, eu estou com expectativa de começar porque vai ser minha primeira experiência numa realidade de cidade como Padre”, disse, 

Hobbies do Padre Tiago
O Vigário comentou também que gosta muito de cinema, filmes e séries. “Tenho algumas revistas que eu saí como ‘Padre nerd do Brasil’ na omelete, que é um site muito famoso dessa área, e eu gosto muito disso, pode perguntar qualquer coisa de super-herói, e vocês vão me ver sempre na rua com alguma camiseta de personagem”, disse.

Ele comentou que seu time do coração é o Paraná Clube e que adora a pizza de calabresa. “Cresci vendo Paraná crescer, infelizmente agora estou vendo o time acabando, o coração escolhe o time, vê o time fraco, vê que está no fim, mas não tem como mudar o coração”, finalizou. A primeira missa do Vigário será hoje às 19:30h, e no domingo oficialmente às 19:00 na Igreja Matriz.
A Ipiranga FM deseja boas vindas ao Padre Tiago, que o seu trabalho seja iluminado por Deus com muita sabedoria.

Por Andrea Borges
Foto: Bruna Camargo