Terapeuta Ocupacional comenta sobre a importância da profissão
Hoje 19 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, segundo informações do site Educa Mais Brasil, este profissional atua com o estudo e a utilização de recursos terapêuticos na prevenção e no tratamento de dificuldades físicas e/ou psicossociais, que podem atingir pessoas de todas as faixas-etárias e interferir em seu desenvolvimento e independência.
Ainda segundo o site, a data, que é celebrada a nível internacional, além de homenagear os profissionais da área, representa a regulamentação do Decreto-Lei 938, de 13 de outubro de 1969, que estabeleceu um código de ética supervisionado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).
A Terapeuta Ocupacional da Clínica Levemente, Leticia Reinhardt comentou que a terapia ocupacional é uma profissão que estuda a ocupação humana. Isso significa que se buscará, possibilitar que a pessoa possa realizar as suas atividades do dia a dia de forma satisfatória, com a autonomia e independência. Segundo ela, as vezes, fazer essas atividades, como tomar banho, cuidar da casa, fazer compras, estudar e até desempenhar atividades de lazer ficam comprometidas por causa de questões físicas, emocionais, sensoriais e até sociais.
Leticia falou sobre o motivo pelo qual escolheu a profissão. “Com a terapia ocupacional eu poderia ajudar as pessoas a voltar a realizar as atividades que elas gostam, que elas precisam fazer, como também possibilitar que comecem novas atividades de interesse, sempre tendo em mente o que é significativo para a pessoa, assim, caso tenha dificuldades em realizar as atividades, seja por questões do corpo, seja por questões até mesmo de organização de rotina, o profissional dessa área poderá ajudá-lo”, disse.
Texto: Andrea Borges com informações de Educa Mais Brasil
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais