Técnica do Procon de Palmeira orienta os pais sobre compra de materiais escolares

Técnica do Procon de Palmeira orienta os pais sobre compra de materiais escolares

Publicado em: 23 jan, 2024 às 9:27

Com o início do ano letivo se aproximando, Rosidalva Muchinski Stavski, técnica do Procon de Palmeira, compartilha dicas para os pais dos alunos que se preparam para o retorno às aulas no próximo mês, com foco especial na compra de materiais escolares.

O Procon enfatiza a importância da reutilização de materiais. Itens como estojo, régua, tesoura, entre outros, que ainda estejam em bom estado, podem ser reaproveitados. Uma sugestão é a troca de materiais didáticos já utilizados com outras pessoas, como amigos, vizinhos ou parentes, permitindo ter itens novos sem gastar dinheiro. “Produtos que não podem mais ser reutilizados ou doados devem ser encaminhados para reciclagem, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, destacou.

Para evitar gastos excessivos, é fundamental comparar os preços de marcas em diferentes lojas físicas e online. As famílias devem ficar atentas à lista de materiais escolares solicitada pelas escolas, considerando que alguns itens podem ter valores elevados. “O Procon alerta que as instituições de ensino não podem solicitar produtos de uso coletivo, como itens de higiene, limpeza, copos descartáveis, talheres e outros materiais desse tipo”, comentou Rosidalva.

Uma estratégia para economizar dinheiro é realizar as compras em grupo, aproveitando descontos oferecidos em compras de maior volume, como por exemplo em atacados. “Além disso, as escolas não podem impor marcas ou estabelecimentos específicos para a compra de materiais escolares, e os pais não são obrigados a adquirir os produtos nas próprias instituições de ensino”, disse a técnica.

Durante as compras, os consumidores devem prestar atenção nas embalagens dos produtos, que devem conter informações claras e precisas sobre composição, condições de armazenamento, prazo de validade e eventuais riscos ao consumidor. É importante também verificar as informações sobre a empresa, fabricante ou importador do produto.

Rosidalva destaca que muitos produtos exibem imagens de personagens infantis conhecidos, atraindo principalmente as crianças. Estes produtos costumam ser mais caros, e os pais são aconselhados a considerar essa questão antes de efetuar a compra.

O Procon orienta os consumidores a exigirem a nota fiscal no momento do pagamento. Em caso de dúvidas ou para obter mais orientações, bem como para registrar reclamações, o Procon de Palmeira está disponível pelo telefone 42 3909-5022 ou whatsapp 42 3909-5071, e em sua sede, na Central de Atendimento ao Cidadão (Prefeitura de Palmeira).

Texto: Da redação

Foto: Prefeitura de Palmeira