Subtenente Guera comenta sobre trajetória no Dia da Polícia Militar

Subtenente Guera comenta sobre trajetória no Dia da Polícia Militar

Publicado em: 21 abr, 2022 às 17:44

No dia 21 de abril também celebra-se o Dia da Polícia Civil e Militar. A data foi instituída de acordo com o Decreto-Lei Nº 9.208, de 29 de abril de 1946.
Heitor Marcos Guera é Subtenente da Policia Militar em Palmeira, ele comenta sobre a sua trajetória e sobre o Dia da Polícia Militar. “Atualmente eu estou no comando do segundo pelotão da terceira companhia, e também respondendo pelo sub comando da companhia que fica aqui em Palmeira. Eu entrei na Policia Militar na cidade de Ponta Grossa, porém desde 1996 eu trabalho aqui na região, sai da cidade apenas para fazer alguns cursos pertinentes a minha carreira. Quando incorporei foi mais uma necessidade de trabalho mesmo, eu tinha 18, 19 anos e apareceu a oportunidade a gente foi lá fez inscrição entrou gostou e estamos aí até hoje“, disse o Subtenente.
Durante esses 26 anos atuando em Palmeira algumas ocorrências marcaram a trajetória do Subtenente. “As que marcam a minha história são principalmente aquelas que envolvem crianças, então vou relatar com poucos detalhes, mas logo no início da minha carreira a gente foi atender um acidente de trânsito onde um menino  dez anos, ele estava brincando num rio na região de Castro, e esse menino saiu e deitou no asfalto para se secar, só que ele estava não estava bem no acostamento, no momento que ele se levantou ficou sentado ali, veio um carro alto, uma caminhonete e acabou batendo no menino,  então essa cena não sai da cabeça da gente, porque por mais que passe trinta anos, eu vou sempre estar lembrando daquela criança, essa foi uma cena que marcou bastante. Outra situação também entre várias que a gente pode relatar, aqui em palmeira se eu não me engano 1998, em Santa Bárbara um avião passou e descarregou uma certa quantidade de droga e a gente foi lá no dia e acabamos prendendo mais de 130 quilos de maconha, então isso marcou bastante porque repercutiu na época, era época de copa do mundo”, contou
Guera comenta que o que mais gosta na profissão é sentir útil e poder ajudar as pessoas. “A gente está sempre a disposição, não mede esforços em casa ou no serviço, é uma satisfação ajudar o próximo. O dia a dia é um pouco estressante pois é cada dia é uma incerteza, a gente não sabe como voltaremos para casa, temos que ter uma paciência, um trabalho psicológico muito bom aí, a gente tem que saber discernir  entre a vida profissional e a vida é normal da gente no dia a dia. Com os colegas, o nosso dia a dia é como se fosse uma família onde a gente passa é o maior parte do nosso tempo, mesmo na folga a gente não consegue desligar o sinal de alerta, está sempre ligado e por isso  somos diferentes, você não verá em outra profissão tão comprometimento como nós, pois você faz um juramento de defender a sociedade e se preciso for com o sacrifício da própria vida, falando por mim mesmo  eu admiro amor que a gente tem pela sociedade, pela nossa pátria, a nossa união em fazer o bem maior a todos, a disciplina, organização de todos pelo bem comum que é servir o próximo e sem restrições”, comentou.
Como atividade paralela, Guera já trabalhou como professor de karatê, ele disse que tem muita satisfação em ensinar as crianças e estar no convívio delas. “Nos últimos dias aí a gente acabou dando um tempo, então resolvi dar uma parada, para futuros projetos aí, não estou envolvido diretamente agora com o público, mas é algo também que me da muita satisfação e orgulho em ter tido esse convívio com as crianças”, disse.
A sede da PM de Palmeira está de mudança para um novo local, ele comenta sobre essa transição. “A transição ela já está praticamente concluída, falta alguns ajustes técnicos aí, mas está tudo dentro dos conformes, o prédio é antigo precisou de uma certa reestruturação, alguns ajustes necessários para a polícia militar, mas está condizente para abrigar a companhia da polícia militar, é mais centralizado facilita, com essa saída mais rápida para atender a população de Palmeira, estamos satisfeitos”, finalizou.

Texto: Andrea Borges
Foto: Bruna Camargo/Ipiranga FM