Subtenente da Polícia Militar Ambiental fala sobre a colheita e venda do pinhão
Muitas pessoas aguardam o ano todo para poder saborear o tradicional pinhão, fruto da Araucária e iguaria símbolo do Estado do Paraná, mas a sua colheita e comercialização só estarão permitidas a partir do dia 1º de abril. Antes desta período qualquer atividade envolvendo a semente está proibida, incluindo o transporte e o armazenamento.
De acordo com o Subtenente da Polícia Militar Ambiental, Celso Tzeciuk, a data é estabelecida pela portaria nº 046/2015 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que tem como objetivo garantir a maturação do pinhão e a continuidade da araucária no Estado. É nesta época do ano que as pinhas amadurecem para a reprodução da espécie. A fauna também se alimenta da semente.
A portaria do IAP ainda proíbe, independente da data, a comercialização das pinhas verdes – quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudiciais à saúde, assim como os pinhões que não estão maduros o suficiente para o consumo.
De acordo com as normas ambientais, a pessoa que for flagrada na venda, transporte ou até mesmo no armazenamento da semente antes de 1º de abril está sujeita a responder a processo administrativo e a criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa. Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas através do telefone 181.
Foto: Elder Scolimoski.
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais