Subtenente da Força Verde esclarece dúvidas a respeito da caça
Nesta terça-feira (06), o Subtenente da Força Verde, Celso Tzeciuk, participou ao vivo do noticiário P7, e esclareceu algumas dúvidas vindas de moradores do interior do Município, das localidades de Três Morros e Santa Bárbara de Baixo, que relataram incômodo com a frequência de algumas pessoas adentrando sem permissão em propriedades, para realizar caça de animais.
O que a Legislação aponta em relação à caça?
Segundo o Subtenente, a caça de animais silvestres é expressamente proibida. O único caso exclusivo em que é liberada, é como forma de controle de animais nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.
Essa atividade não é intitulada caça, mas sim, um controle de espécies invasoras, como por exemplo, o Javali e o Java porco, que são espécies que causam danos, e interferem na questão econômica da região, pois depredam plantações.
Cadastramento de pessoas controladoras desses animais
Celso comenta também que várias pessoas já estão cadastradas como controladores dessa espécie. “Quem se cadastra tem permissão de realizar essa ação, seguindo as normas impostas tanto pelo Ibama, Polícia Federal e também pelo Exército que controla o armamento utilizado por esses controladores”, disse.
Essa autorização tem validade e precisa ser renovada a cada três meses. Junto a ela devem ser apresentados documentos que demonstrem os resultados e a quantidade de animais abatidos.
A pessoa que possui essa licença deve caçar somente onde está autorizada, é proibido caçar próximo a linhas férreas, vias publicas e áreas urbanas. “Essa ação deve ser feita de forma responsável, para não resultar em crimes. Se o controlador estiver irregular na parte administrativa ou fizer mal uso da licença, o Exército e demais órgãos serão comunicados e o indivíduo pode perder a liberação”, apontou o Subtenente.
Link para mais informações: http://ibama.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=546
Consumo desses animais
Esses animais não podem ser consumidos ou comercializados, tendo em vista que não possuem inspeção sanitária e também carregam parasitas. De acordo com o Subtenente, eles devem ser abatidos e destinados para outros fins. ”Temos notícias de que ainda existem alguns animais pela região, apesar do grande número de controladores, eles ainda estão aparecendo nas matas”, comentou.
Fiscalização
Celso comentou a respeito da fiscalização. “Temos recebido dúvidas pela região, fazemos a abordagem, verificamos toda a documentação e se não estiver regular, tomamos todas as providências cabíveis”, afirmou.
Canais de denúncia
O canal exclusivo para esse tipo de denúncia é o 181, mas a Policia Militar também pode ser acionada através do número 190, se houver disparo de arma de fogo próximo as residências.
Confira a entrevista completa com o Sub Tenente.
Informações: Sub Tenente da Força Verde, Celso Tzeciuk.
Foto: Rádio Ipiranga
Notícias Relacionadas
Polícia Ambiental constata crime contra a flora em São João do Triunfo
A Polícia Ambiental identificou em São João do Triunfo-PR um crime contra a flora em uma propriedade na localidade de Coxilhão Santa Rosa. Durante a fiscalização, os policiais encontraram uma área de desflorestamento de 20,5 hectares, que afetou vegetação Leia Mais
Homem é detido por ameaça com faca em hospital de Palmeira
Na tarde de ontem (17), por volta das 18h30, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça com arma branca em uma unidade hospitalar localizada na Rua Coronel Ottoni Ferreira Maciel, no centro de Palmeira. De acordo com o relatório policial, ao chegar ao local, populares Leia Mais