Serviço Escola do ECC completou 54 anos em 10 de julho

Na quarta-feira 10 de julho, o Serviço Escola do Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebrou 54 anos de existência, marcando décadas de impacto significativo na vida de casais e famílias. Fundado pelo Padre Alfonso Pastore, o ECC tem promovido a renovação permanente do matrimônio e fortalecido famílias, engajando-as cada vez mais na vida da Igreja.
Presente em mais de 800 paróquias no Brasil e em algumas dioceses no exterior, o ECC desempenha um papel muito importante na evangelização de casais e na formação cristã das famílias. Em Palmeira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o ECC foi implantado em 2006 e desde então tem realizado encontros anuais, com a 18ª edição programada para este fim de semana.
O Diácono Miguel Simon, dirigente espiritual do retiro, destacou a importância do ECC para a comunidade. “Comemoramos 54 anos de existência deste serviço escola, idealizado pelo Padre Alfonso Pastore. Aqui em Palmeira, celebramos com muita alegria, reconhecendo a importância do ECC para a nossa comunidade cristã. Desde a sua implantação em Palmeira, o ECC já realizou 17 encontros, cada um reunindo cerca de 35 casais, isso significa que aproximadamente 600 casais já vivenciaram essa experiência transformadora”, comentou o diácono Miguel.
Ele enfatizou que, embora nem todos estejam atualmente envolvidos em alguma pastoral, a maioria dos casais permanece engajada em diversos serviços comunitários. “O ECC não é uma pastoral, mas uma sementeira de vocações. É de uma importância imensa, pois engaja as famílias no trabalho das comunidades, promovendo eventos e atividades que fortalecem a vida paroquial”, destacou.
Além do trabalho de evangelização, o ECC também promove eventos sociais, como jantares dançantes, e outras atividades que contribuem para a coesão da comunidade. “Os casais que participaram do ECC sentem o chamado do Espírito Santo para assumir compromissos com Jesus Cristo e com suas comunidades”, afirmou o diácono.
Ao celebrar os 54 anos do ECC, a comunidade de Palmeira expressa sua gratidão e reconhecimento pelo impacto positivo que o serviço tem tido na vida dos casais e das famílias. “Com muita alegria, celebramos este aniversário, pedindo que o Senhor continue abençoando todas as famílias, especialmente as de Palmeira e Porto Amazonas”, concluiu o diácono Miguel.
Texto: Da redação
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
'Normas do Matrimônio' abre nova turma para maio 2025
Se você trabalha com eventos e atua em cerimônias de casamento da Igreja Católica, a Arquidiocese de Curitiba está com inscrições abertas para o curso “Normas do Matrimônio”. O curso é voltado para cerimonialistas, músicos, floristas, decoradores, fotógrafos e cinegrafistas e aborda as normas da Igreja para todos os Leia Mais