Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Apae de Palmeira realiza diversas atividades durante os dias 21 a 28

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Apae de Palmeira realiza diversas atividades durante os dias 21 a 28

Publicado em: 21 ago, 2022 às 10:59

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos de 21 a 28 de agosto, com o principal objetivo de informar e conscientizar as comunidades em relação à inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
De acordo com a diretora da Apae de Palmeira, Michele Kapp de Freitas, este ano em específico, será trabalhado o tema: superar barreiras para garantir a inclusão. “O que a gente pensa sobre esse tema é que são muitas as barreiras,  que estão na vida das pessoas com deficiências, mas entre todas elas, as que mais impactam na vida das pessoas com deficiência são as barreiras atitudinais, que se referem aos comportamentos, as atitudes e as posturas da comunidade diante dessas pessoas, então a gente se utiliza dessa semana para comunicar a realidade e as necessidades das pessoas com deficiência e convidar a comunidade a se engajar conosco na quebra dessas barreiras. Comportamentos e atitudes podem ser transformados ou podemos construir atitudes mais inclusivas, e esse é o nosso grande objetivo, uma sociedade mais acolhedora e mais inclusiva”, explicou.
A programação da entidade para a essa semana, contará com atividade esportiva, o torneio de vida – times da inclusão, onde atletas da nossa cidade jogarão junto com os alunos da Apae em prol da inclusão, além de palestras, conversas sobre autismo, inclusão, comportamento, conversa com as famílias de acordo com as necessidades e realidades, momentos espirituais, apresentações de artistas da Apae e da comunidade, passeio de Jeep com o Palmeira Jeep Cross e também conteúdos na rede social da Apae.
Nesse ano também, a Apae realizará o sonho de 113 alunos de conhecer a praia, segundo Michele 90% dos alunos da entidade não conhecem o mar. “Nós vamos realizar um sonho da grande maioria dos nossos alunos, que é de conhecer a praia. 90% dos nossos alunos, não conhecem a praia, e a gente vai ser um instrumento para realizar esse sonho, estaremos almoçando em Morretes com a ajuda de amigos da nossa comunidade que estão pagando o almoço dos nossos alunos, e depois vamos até a praia de leste, onde os alunos vão ter a oportunidade de ver o mar, sentir a brisa molhar os pés, passear na orla”, contou .
No dia 28 haverá o encerramento desta semana, através das redes sociais dos funcionários da entidade, com vídeos tratando de conteúdos sobre o universo da pessoa com deficiência. “Todos os dias estaremos veiculando nas redes sociais um assunto através de um vídeo que vai ser postado nas redes sociais de todos os funcionários. Quero também deixar um recado para a comunidade, para busque sempre superar barreiras para garantir a inclusão, esse é o nosso convite à comunidade para que todos  façam a sua parte, a gente precisa de ações inclusivas e isso vai desde um pensamento, um tratamento, um atendimento, uma colaboração, uma ajuda, um olhar que a gente tem em relação à pessoa com deficiência”, finalizou.

 Texto: Andrea Borges
Foto enviada por Michele de Freitas Kapp