Secretário de Meio Ambiente destaca hábitos que devem ser praticados para cuidar do meio ambiente
Ao longo desta semana celebra-se a Semana Mundial do Meio Ambiente, iniciado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (05), que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972 para atrair a atenção das pessoas e dos governos para o tema. No Brasil, desde 1981 a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Rodrigo Haniskievicz, destaca a importância da data e da conscientização sobre os impactos ao meio ambiente. “É muito importante essa data para que a gente possa lembrar e nos conscientizar sobre a necessidade de preservar os recursos naturais que temos, além disso, para refletirmos sobre os impactos ao meio ambiente provocados pela atividade humana, uma vez que é perceptível o número de problemas ambientais ao longo dos anos, esse problemas tem crescido cada vez mais”, disse.
Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e natureza é um dever de todos, e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema. Rodrigo elencou 7 hábitos que ajudam o meio ambiente:
- Jogue o lixo em locais adequados, não se deve jogar lixo no chão, não se deve jogar óleo comestível no encanamento.
- Pratique o consumo consciente, evite desperdiçar alimentos, nunca comprar mais do que precisa.
- Economize energia elétrica, então, por exemplo em casa tente procurar comprar lâmpadas e equipamentos com melhor eficiência energética, evite deixar a luz acessa em cômodos que não está sendo usado.
- Reutilize os materiais, por exemplo, recipientes de vidro podem ser reutilizados entre outros.
- Economize água, o consumo consciente da água é muito importante, então ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada diminua o tempo no chuveiro.
- Diminua a utilização e compra de materiais descartáveis.
- Separe o lixo corretamente, para que os resíduos tenham destino correto, por exemplo, aqui em Palmeira nós temos a coleta do lixo reciclável e do lixo que é a coleta seletiva no caso e a coleta do lixo orgânico, então vamos nos conscientizar, vamos separar o lixo corretamente e colaborar para que essa coleta seja feita adequadamente.
Texto com informações de horário escolar
Foto: Pixabay
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais