Secretário de Finanças explica sobre pagamento do IPTU 2021

Secretário de Finanças explica sobre pagamento do IPTU 2021

Publicado em: 10 fev, 2021 às 15:36

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já estão disponíveis a partir desta quarta-feira (10) para serem impressos no site da Prefeitura Municipal de Palmeira. A primeira parcela ou pagamento à vista deve ser feito no dia 10 de março.
Para imprimir basta acessar o Portal do Contribuinte e na opção débitos clicar emitir 2ª via do carnê. Com CPF do proprietário do imóvel ou o número do castrado imobiliário é possível fazer a consulta e emitir o IPTU.
De acordo com o Secretário Municipal de Finanças e Gestão Pública Marcos Antônio Bordinhão Contribuintes que tenham dificuldades na hora de imprimir o IPTU podem ir até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) localizada na Rua Trombini Malucelli, 134, próximo ao Corpo de Bombeiros. Outra opção é tirar dúvidas através dos telefones 3909-5032 ou 3909-5019. Ele  reforça que para retirada do carnê no CAC é necessário que seja pessoa proprietária do imóvel.
Assim como em anos anteriores, o pagamento à vista possui 5% de desconto no valor do imposto. Outra opção é fazer o parcelamento do IPTU em até nove vezes, no entanto o valor mínimo das parcelas é de R$ 66,23 referente a Valor de Referência do Município (VRM)). As parcelas serão no dia 10 de cada mês.
Conforme informações da Secretaria de Finanças, o IPTU foi reajustado conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado dos últimos 12 meses, contados até novembro de 2020, sendo assim de 5,1979%.

Local de pagamento
De acordo com Bordinhão, além das Casas Lotéricas ou na Caixa Econômica Federal, será possível efetuar o pagamento na Cooperativa Sicredi. Ele explicou que devido a finalização de documentações do convênio, a previsão é que esta nova opção esteja disponível nos próximos 10 dias. “Isso vai facilitar muito principalmente o pessoal, por exemplo, de Witmarsum e outros contribuintes que já tem conta na Cooperativa Sicredi. (…) No Sicredi ainda vamos demorar pelo menos mais uma semana ou dez dias para poder liberar”, explicou.

IPTU em atraso
 No caso de contribuintes em atraso, a recomendação é que as pessoas vão até a Central de Atendimento para regularizar a situação. O Secretário lembrou que no carnê do IPTU também é cobrado taxa de lixo e iluminação pública e em casos de não pagamento, o município precisa se responsabilizar com essas taxas. “Em 2020 tivemos em torno de 10% de inadimplência (…)  Quando uma pessoa deixa de pagar seu carnê de IPTU, ela também deixa de pagar taxa de lixo, ou deixa de pagar taxa de iluminação pública e isso faz com que onere os cofres públicos. Porque a Prefeitura se programa para coleta de lixo. Se eu tenho 10% de inadimplência, eu vou ter que 10% de outra fonte para pagar o lixo, a iluminação pública”, ressaltou ele.

Foto: Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo