Secretário de Desenvolvimento Urbano comenta sobre projetos para 2023 em Palmeira

Secretário de Desenvolvimento Urbano comenta sobre projetos para 2023 em Palmeira

Publicado em: 25 out, 2022 às 11:41

O Secretário de Desenvolvimento Urbano Diego José Lopes participou na última semana do Noticiário P7. Entre os assuntos abordados na entrevista, Lopes destacou projetos para o próximo ano em nosso município.
Ele contou que entre as  licitações agendadas em iminência de contratar a empresa, está a execução da ampliação da rede de baixa tensão no município, agendada para 25 deste mês. “Nós também estamos fazendo uma licitação bem grande para arrumar as calçadas do município, só não me engano, já bate R$ 2 milhões.  Essa licitação vai acontecer esse mês também, então vamos contratar uma empresa para arrumar calçadas”, acrescentou Lopes.
O Secretário também falou sobre a licitação do projeto do sistema de monitoramento das câmeras marcada para 3 de novembro. “Um sistema muito robusto, passa de R$ 1 milhão o investimento que vai trazer muito mais segurança para população palmeirense”, disse.
Segundo o Secretário, esse sistema de monitoramento estará atendendo também Witmarsum e a comunidade do Lago. “Tivemos outras comunidades pedindo e o que pudermos fazer vamos tentar fazer o máximo possível. É realmente uma barreira de segurança através dessas câmeras. Tecnologia de primeiro mundo, reconhece placa de veículos, reconhecimento facial na Rua Conceição. A cidade vai estar 100% segura”, garantiu Diego ao contar que até o momento 61 câmeras no total fazem parte do projeto, podendo este número ser ampliado.
Diego disse também em entrevista à Ipiranga FM que a licitação da Rua Manoel Ribas no bairro da Vila Rosa próximo à marginal da PR 151 está marcada para 8 de novembro. ” É uma obra também bem esperada há tempos, não é? Eu acho que essa licitação acabou dando errado ano passado, então mais uma vitória a marginal da Vila Rosa, que será licitada ainda esse ano”, afirmou.

Área Rural
Conforme abordado por Lopes, entre os projetos para área rural estão água na comunidade de Encruzilhada,  ampliação da escola de Guarauninha, Unidade de Saúde de Witmarsum. Segundo ele, são obras na iminência de serem iniciadas.
“Entregamos projeto da ampliação da escola da colônia Maciel. A Unidade de Saúde de Santa Bárbara, pedras poliédricas em Pinheiral, reforma da quadra de Vieiras, barracão em Campestre de Vieiras, quadra coberta em Queimadas, Barracão de Vileiros e Quadra de Campestrinho. Esses são os projetos que vão ser entregues esse ano ainda. As obras vêm na sequência”, acrescentou.

Área Urbana
Na área urbana, os projetos entregues ainda este ano conforme explicado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano são: Escola Gabriel Prestes, CMEI Cristo Rei (reforma e  ampliação),  Quadras do Ginasinho (Praça Manoel Ribas), além de novas quadras, projeto do SAMU, pavimentação da Rua Nossa Senhora do Rocio, quadra coberta da Escola Integrada, Pista do Parque de Exposições Francisco Rutcoski, reforma do CMEI Recanto dos Pequeninos, Praça Francisco Ristow, Praça do Rocio I, Praça da Estação Ferroviária (antiga estação de trem), nova praça em frente ao Ginásio Sebastião Amâncio dos Santos, infraestrutura do Distrito Industrial, Centro de Especialidades Médicas e sede do Obras.

Usina Solar
Uma novidade que vem sendo estudada pelo Município é um projeto de usina solar com objetivo de reduzir a taxa de iluminação pública, conforme contou Diego. “Não foi anunciado oficialmente ainda, mas vou adiantar aqui, o grande projeto para o município que é da nossa usina solar. Essa usina solar vai beneficiar toda a população palmeirense. É um investimento que a gente faz para tentar no futuro, reduzir a taxa em iluminação pública. O investimento em energia solar nunca é perdido, então Palmeira, está iniciando junto ao Paraná, pode dizer que sendo um precursor nesse tipo de investimento e só vai trazer benefícios para a cidade”, disse ele.
“Estamos torcendo muito para que dê certo esse projeto. Temos equipes trabalhando tanto na elaboração do projeto quanto nessa questão dos cálculos da iluminação pública. Não quero me adiantar agora para prometer nada, mas é um investimento que só vai trazer benefícios para a população”, acrescentou Lopes.

Habitação Social
De acordo com Diego, a habitação social também está entre os projetos da pasta. “A gente sabe que temos uma lista bem grande de famílias que esperam e que precisam de moradia e nós vamos atender ano que vem, com certeza, uma boa parte dessa população. (…) Nosso pessoal também trabalhando nesses projetos. Então acredito que em 2023 teremos sim, programas habitacionais efetivamente em Palmeira”, pontuou o Secretário.

Outros projetos
Na entrevista ele também citou ente os projetos a pavimentação em Vieiras , do trecho da BR 277 até a comunidade. “É uma pavimentação em concreto mesmo, por conta do grande fluxo ali de veículos pesados. Além de uma ciclovia que foi pedido pelo vereador Odair”, explicou. Também listou a pavimentação no perímetro urbano de Witmarsum, com um projeto também em torno lago e a pavimentação do Quero Quero, também de um trecho da rodovia até a comunidade. Além de reforma do Mercado Municipal e Praça do Museu, recuperação da pavimentação da Conceição, da Sete de Setembro e da Rua XV de Novembro entre os projetos que serão entregues em 2023, segundo contou Diego.
Ao concluir sua participação, o Secretário também adiantou sobre o projeto de um parque ambiental da mata no bairro do Rocio . “Esse é um projeto bem audacioso, ambientalmente falando. Sabemos que Palmeira necessita de mais locais de lazer, mais locais que façam essa conjunção entre o urbano e a preservação ambiental. Temos aquela região de mata preservada ainda e nós queremos manter preservado e para isso vem o Parque ambiental. Quero entregar ano que vem. Esses são os [projetos] que eu posso destacar de antemão”, contou.

Texto: Bruna Camargo
Foto: Arquivo/Ipiranga FM