Secretário de Cultura prevê abertura do Cine Teatro Municipal no aniversário de Palmeira

Secretário de Cultura prevê abertura do Cine Teatro Municipal no aniversário de Palmeira

Publicado em: 8 fev, 2022 às 8:46

A obra do prédio do Cine Teatro Municipal de Palmeira, orçada em R$ 1.371.773,29, está passando por processo de revitalização. A reforma teve início em setembro de 2019 através do convênio feito com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.
Ao concluí-la, serão contemplados: a substituição do telhado, novo forro em gesso, revisão elétrica, iluminação, acessibilidade, mezanino, revestimento acústico, reformas nos banheiros, nos camarins e no palco, restaurações no piso e nas cadeiras, e aquisição de novos equipamentos de som e de cena.
O Secretário Municipal de Cultura, Rodrigo Moraes Haniskievicz, falou sobre a obra e anunciou que o espaço estará aberto ao público em abril, na festa do aniversário da cidade. “Estamos dando tudo de nós para finalizar essa obra, algumas questões com a empresa contratada estão sendo resolvidas, estamos na etapa de conclusão estrutural e de acabamento, agora foi dado um prazo pra que a empresa finalize. Alguns equipamentos também já foram entregues, e agora estamos aguardando esse prazo para que a empresa consiga concertar ou ajustar muitos dos itens solicitados. Nesses meses ainda temos a questão de segurança do prédio que vai ter um projeto de prevenção de incêndio (…) e além disso queremos fazer em uma outra etapa a instalação da sonotecnia, nossa previsão é que pro aniversário da cidade o cineteatro esteja em pleno funcionamento”, disse.

O prédio
Datado de 1951, o Cine Teatro de Palmeira, tem 828 metros quadrados e com o estilo neoclássico recebe o nome de Querubina Marcondes de Sá, Viscondessa do Tibagi, moradora de uma antiga casa que ocupava essa mesma esquina e mãe de Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, filho da terra, amigo de Dom Pedro II e que chegou ao cargo de Ministro de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: Jonathan Campos (AEN)/ dezembro de 2020