Secretário de Cultura fala sobre os ensaios para a Encenação da Paixão de Cristo em Palmeira
Em entrevista à Ipiranga FM, o secretário de cultura de Palmeira e diretor da CIA Impacto em Cena, Igor Moreira, compartilhou detalhes sobre a retomada da tradicional Encenação da Paixão de Cristo no município. O evento, que ocorrerá no estacionamento do Franco Supermercado, marca a colaboração entre a Secretaria de Cultura, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Franco Supermercado e comunidade.
Igor Moreira, é apaixonado pelo teatro e já participou ativamente das encenações no passado, ele destacou a importância cultural e religiosa do espetáculo, ressaltando também que a Encenação da Paixão de Cristo não é exclusivamente católica, sendo aberta a participantes de todas as religiões, refletindo a diversidade da comunidade palmeirense.
O secretário de cultura compartilhou suas memórias da primeira encenação que ajudou a organizar em 1999 e falou sobre a escolha do local para o evento deste ano, que será no estacionamento coberto do Franco Supermercado, que oferece mais de 4000 metros quadrados, garantindo espaço para uma grande audiência com segurança e sem preocupações com as condições climáticas.
A entrevista também abordou aspectos práticos, como a convocação de participantes. Igor Moreira convidou todos os interessados, independentemente de experiência prévia em teatro, a se juntarem ao elenco. Os ensaios serão realizados aos finais de semana.
Um ponto alto da entrevista foi a revelação do ator escolhido para interpretar Jesus na encenação. Igor Moreira anunciou a participação de Lucas Fiorim, um ator de Maringá que recentemente se destacou no festival de teatro de Palmeira, conquistando cinco prêmios, incluindo o de melhor ator.
Quanto ao guarda-roupa e cenários, o secretário informou que algumas peças já existem, mas serão reformuladas para garantir uma bela apresentação. Ele enfatizou o desejo de criar um espetáculo de alta qualidade que surpreenda o público.
A Encenação da Paixão de Cristo está programada para a Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, logo após a procissão pelas ruas da cidade. Igor Moreira encerrou a entrevista reiterando o convite para a participação da comunidade e expressando sua expectativa de que o evento seja um momento marcante para Palmeira, unindo cultura, religião e a comunidade Palmeirense. “Vale a pena destacar também que ela é uma apresentação ecumênica, ela não é apenas católica, temos essa parceria com a igreja católica por que o enredo é cristão, mas temos essa parceria com a igreja católica, porque a procissão vai terminar na Igreja Matriz. Mas a apresentação é aberta para todos as religiões, inclusive, tem várias pessoas que são evangélicas e estão participando”, disse Igor.
A população pode obter mais informações e se inscrever para participar entrando em contato com a Secretaria de Cultura, localizada no Palácio da Viscondessa, antiga prefeitura, na Praça da Matriz.
Ouça a entrevista completa
Texto: Da redação
Foto: Canva