Secretária de Saúde comenta sobre trabalhos realizados em 2022

Secretária de Saúde comenta sobre trabalhos realizados em 2022

Publicado em: 28 dez, 2022 às 13:09

A Secretária de Saúde, Ana Paula Ferreira Marques, que assumiu a pasta da saúde em maio deste ano, esteve no noticiário P7 desta quarta-feira (28) comentando sobre os trabalhos realizados em 2o22, e também sobre os objetivos para o ano de 2023.

Ana Paula destacou como principais trabalhos realizados em 2022, os ajustes administrativos e financeiros, com uma reestruturação de equipes e dos serviços. “Isso exigiu muito trabalho, nós sabemos que ajustar expectativas é complicado, mas nós conseguimos definir prioridades com a gestão municipal e também com a equipe gestora da saúde, a fim de conseguir realizar o primeiro feito, que foi o Pinheiro de Queimadas, que há anos aquele Pinheiro era um risco para a própria unidade de saúde, lá havia muitos problemas de infiltração também”, disse Ana Paula.

Ela comentou também sobre os trabalhos feitos pela atenção básica, com a contratação de 8 médicos via credenciamento. “Foi um processo novo para o município, então exigiu muita dedicação da equipe técnica e também da questão dos ajustes financeiros. Foi realizado o PSS, pra contratação de motoristas, equipe de enfermagem, a parte administrativa que estava em bastante defasagem, e também a contratação de agentes comunitários de saúde, a gente conseguiu também  fazer as adequações necessárias, e outra conquista bem valiosa foi a contratação da gestão de um novo pronto atendimento”, disse a Secretária.

Sobre o Pronto Atendimento, Ana Paula disse que é motivo de muita satisfação contar com um serviço localizado no município, uma parceria entre órgãos locais, com equipamentos, com o treinamento da equipe. Segundo ela esse contrato promoveu uma ampliação do serviço e da equipe. “Hoje nós contamos com 2 médicos 24 horas, 2 médicos especialistas de sobre aviso que antes nós tínhamos sobre aviso, mas só de médico clínico geral e, principalmente, a contratação de uma enfermeira e mais uma enfermeira coordenadora. Então houve uma ampliação significativa da equipe de trabalho e o saldo, sem dúvidas é positivo, uma vez que a gente consegue fazer a gestão em parceria direta, bacana, resolvendo problemas e dificuldades”, comentou.

A respeito de obras, reforma, ampliação, construção, a secretaria citou a reforma da unidade de saúde de Queimadas, e a construção da unidade de Witmarsum. “A prefeitura adquiriu da cooperativa, um novo terreno, bem localizado, inclusive muito próximo de onde funciona hoje a atual unidade e em 2023 esperamos inaugura-la”, disse.

Além dessas duas unidades, Ana Paula comentou sobre a reforma da unidade de Santa Bárbara, ela disse que o projeto foi entregue à comunidade e a licitação está sendo homologada. “Nós também temos um terreno que foi desapropriado pela prefeitura para a construção da nova sede do Caps – centro de atenção psicossocial, nos fundos hospital Santa Casa”, comentou.

Um dos recursos utilizados pela pasta este ano foi a contratação de médicos por credenciamento, a respeito disso a Secretária destacou que há uma parceria com uma empresa responsável que solucionou o problema de contratação de médicos na cidade. Uma dúvida muito frequente dos munícipes, é quando procurar atendimento das unidades de saúde, quando ir ao pronto atendimento, sobre isso, ela comentou que o atendimento médico em unidades de saúde são para rotina e renovação de receitas, pacientes que já estão com seu quadro controlado, mas precisam manter o seu tratamento devem realizar agendamento. “Se o paciente estiver apresentando algum sintoma, como febre, diarreia, problemas emergenciais, devem solicitar encaminhamento para o pronto atendimento, porque o pronto atendimento é urgência, emergência”, disse Ana Paula.

Sobre os objetivos para 2023, Ana Paula comentou que a secretaria espera manter o padrão administrativo financeiro para angariar recursos. ” A gente gostaria muito em 2023, ter todas as unidades básicas e especializadas de saúde informatizadas, com mobiliário adequado, com um espaço de trabalho para que o servidor tenha satisfação na realização do trabalho dele e por consequência atender melhor a população”, finalizou.

 

 Texto e foto: Andrea Borges