Secretaria de Saúde atualiza informações sobre vacinação contra gripe em Palmeira

Secretaria de Saúde atualiza informações sobre vacinação contra gripe em Palmeira

Publicado em: 15 abr, 2020 às 14:31

A entrevista do Noticiário P7 desta quarta-feira (15) foi com a Secretária de Saúde do município Fabiani Bach Czelusniak para falar sobre a vacinação contra gripe.
Ela contou que nesta terça-feira (14) foram recebidas mais 1.200 doses e as equipes retornaram a vacinação  dos idosos em domicílios.  Durante a participação Fabiani esclareceu o porquê muitos idosos ainda não foram vacinados. “Tínhamos uma meta de 3.700 idosos para vacinar. Nós já atingimos esta meta, Palmeira está acima de 100%. Só que a vacinação deste ano por ter sido casa a casa e por toda situação da pandemia que estamos vivendo, muitos idosos que não tomavam a vacina em anos anteriores este ano querem tomar, então já passamos de 4.000 idosos que estão fazendo uso da vacina. Por isso está tendo este atraso e eles estão preocupados”, contou a Secretária.
De acordo com Fabiani, mesmo com a 2ª fase da campanha iniciando nesta quinta-feira (16), primeiramente será concluída a vacinação dos idosos. “Todos que estão faltando vão receber a vacina, para então iniciarmos a próxima fase”, explicou ela.
Segundo levantamento das Agentes Comunitárias de Saúde cerca de 480 idosos ainda precisam ser vacinados. “Esperamos concluir até sexta-feira. Pedimos que aguardem em suas casas e se tiverem dúvidas entrem em contato com o Agente Comunitário de Saúde que ele vai orientar e dar a estimativa de qual dia vai levar a vacina”, disse Fabiani.

2ª fase da campanha
Fabiani adiantou que pacientes com comorbidades também serão vacinados em casa. Ela também explicou como será feito com os demais grupos. “ Os bombeiros irão se dirigir a Unidade de Saúde Central, Polícia Militar e Delegacia estamos vendo para fazer nas sedes, pessoal da Assistência Social que também entra nesta fase também faremos in loco a vacinação e somente os caminhoneiros e motoristas ,que este ano entraram nesta segunda fase, que a orientação é que procurem suas Estratégias de Saúde da Família (ESF) munidos de documentos comprobatórios que eles fazem parte desta categoria”.
A Secretária informou, portanto, que motoristas e caminhoneiros podem procurar as ESFs a partir desta quinta-feira (16).  Ela acredita que as 1.200 doses que vieram na última remessa serão suficientes para os idosos e para dar início a 2ª fase da campanha. “A Regional não sinalizou se esta semana farão uma nova reposição de dose, mas acredito que se não fizerem esta semana na próxima eles fazem novamente a reposição . Infelizmente é um problema do Brasil inteiro a questão deste repasse das doses de maneira insuficiente neste primeiro momento e temos que ter compreensão e calma, mas saber que estarão recebendo sim”, esclareceu a Secretária.

Foto: Agência Estadual de Notícias