Matriz curricular do Curso Técnico Agrícola passará por reestruturação das disciplinas cursadas e da carga horária

Matriz curricular do Curso Técnico Agrícola passará por reestruturação das disciplinas cursadas e da carga horária

Publicado em: 4 jul, 2023 às 8:40

A matriz curricular do Curso Técnico Agrícola, oferecido em 23 colégios da rede estadual do Paraná, passará por uma reestruturação das disciplinas cursadas e da carga horária. O objetivo é contemplar no currículo a realidade do mercado de trabalho, garantindo que os estudantes saiam do ensino médio técnico preparados para serem contratados e exercerem sua profissão.

Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promoveu  o evento Inova Agro, reunindo 10 empresas do agronegócio e diretores de 15 colégios agrícolas da rede estadual.

De acordo com João Carlos Hoffmann, Diretor da Fazenda Escola do Colégio Agrícola de Palmeira, as novas matrizes curriculares levam em consideração competências, habilidades e conhecimentos dos novos componentes curriculares voltados às novas tecnologias do setor rural. “Formar técnicos ao mundo do trabalho é a perspectiva da nova matriz curricular. As empresas privadas terão isenção fiscal do governo estadual para investir em máquinas e equipamentos, além de capacitar os professores da área técnica e alunos e alunos das escolas em 2024”, destacou João Carlos.

Ainda segundo o Diretor, em 2023, o Senar, através do Sindicato Rural de Palmeira, irá realizar cursos aos formandos do colégio agrícola. “Serão 120 horas aos formandos, 40 horas de agricultura de precisão, 40 horas de mecanização agrícola, 20 horas de drone agrícolas e 20 horas de Zootecnia aplicada à região. Estamos com uma expectativa muito boa para que melhore a empregabilidade dos nossos alunos e de todos os Colégios Agrícolas do Paraná”, disse o Diretor.

 

Texto: Da redação

Foto: Facebook Colégio Agrícola Getúlio Vargas de Palmeira