Secretaria de Educação disponibilizará videoaulas a partir de segunda-feira (11)

Secretaria de Educação disponibilizará videoaulas a partir de segunda-feira (11)

Publicado em: 7 maio, 2020 às 14:13

A rede municipal de ensino irá utilizar videoaulas a partir de segunda-feira (11) como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos durante a pandemia da Covid-19.
As aulas serão disponibilizadas para as turmas de Pré, 1⁰ ao 5⁰ ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também com adequações metodológicas para alunos da educação especial, neste caso com as aulas transmitidas aos sábados.
Durante entrevista para o Noticiário P7 desta quinta-feira (07) Andrieni Caldas de Paula, Secretária Municipal de Educação, explicou que para ensino o fundamental as aulas irão contar como horas. “Os alunos terão semanalmente 20 horas dentro das videoaulas; atividades que serão disponibilizadas pelos professores durante as videoaulas, além das atividades remotas que o Município já vem proporcionando para os alunos. Vamos continuar também com este formato porque vemos que este é o canal para nosso Município”, disse ela.

Transmissão
A transmissão será através da Rede Massa no canal 28.2 da TV aberta. “Já levantamos que em algumas localidades do município está no 28.9 ou no 27.2. Por isso orientamos que ao programar a TV caso não encontre o 28.2,  que as famílias façam a busca até encontrar o canal  das videoaulas”.
Este novo recurso está sendo ofertado através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação com a Secretaria de Educação de Curitiba, que está gravando e fornecendo esta modalidade para outros municípios, entre eles Palmeira.
O cronograma com horários de aulas será repassado pelas escolas através de grupos de WhatsApp , além de ser disponibilizado no Facebook da Secretaria de Educação e no site da Prefeitura Municipal.
Caso as crianças não consigam acompanhar o conteúdo em tempo real, o conteúdo também vai ser ofertado através do Youtube da TV Escola Curitiba, Site da Prefeitura, Facebook da Secretaria Municipal de Educação e WhatsApp.
De acordo com Andrieni, as atividades físicas que continuarão a fazer parte da rotina dos alunos, também serão baseadas nas videoaulas, que contemplam o referencial curricular do Paraná.
A Secretaria também contou que não serão disponibilizadas videoaulas para as crianças do Creche I, II e III. “Os CMEIs estão organizados neste contato diário com as famílias com atividades, com vídeos, materiais lúdicos e tudo que possa fornecer este vínculo e essa proximidade com os professores”.
A Secretária de Educação garantiu que alunos que não possuem TV, sem internet ou que o canal não funcione em sua residência, terão acesso aos conteúdos, através de atividades físicas elaboradas a partir das videoaulas. “Temos a obrigação de pensar nestes alunos. Este aluno com toda certeza receberá o conteúdo em sua casa. Não tem acesso a TV, não tem acesso à internet, as professoras conhecem e sabem da realidade dos seus alunos. O conteúdo disponibilizado pela videoaulas será transformado em atividade física, e os pais irão até à escola retirar e o aluno terá os encaminhamentos necessários para realizar estas atividades”, afirmou Andrieni.

Atividades remotas
Também nesta segunda-feira (11) acontece a entrega das atividades remotas, realizadas pelos alunos em suas residências. De acordo com a Secretária de Educação, a entrega do material atingiu 98% dos alunos. “Não atingimos a totalidade, mas ficamos muito contentes. Isso é o resultado de um trabalho das escolas, desta mobilização e do empenho e do valor que a família está dando para educação”, contou Andrieni.
Assim, seguindo a mesma metodologia, logo após esta entrega, os alunos irão receber novas atividades escolares para realizar em domicílio.
Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem entrar em contato diretamente com as escolas e conversar com as respectivas diretoras e pedagogas.

Foto: Bruna Camargo